Esporte

Corinthians inaugura busto de Sócrates

Imagem Corinthians inaugura busto de Sócrates
Jogador morreu em dezembro de 2011 no dia em que o time conquistou o pentacampeonato  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 28/07/2012, às 23h15   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã deste sábado (28), o Corinthians inaugurou, na Praça da Liberdade, no Parque São Jorge, um busto em homenagem ao ex-jogador Sócrates. A imagem traz o Doutor com o braço levantando e punho fechado, como fazia em suas comemorações.

Após a celebração, o presidente Mário Gobbi falou sobre o atleta alvinegro, que faleceu no dia 04 de dezembro de 2011, data em que o Timão consagrou-se pentacampeão brasileiro. “Apenas uma pessoa tão inteligente quanto Sócrates pode definir o que é ser corinthiano.

E ele conseguia fazer isso com perfeição. Ele era brilhante. A inteligência do Doutor compensava sua falta de preparo físico. Além de atleta, ele foi um cidadão que lutou pelos nossos direitos. O Brasil deve usá-lo como exemplo. Sócrates está eternamente em nossos corações”, declarou o mandatário alvinegro.

O evento também atraiu ex-jogadores, como Basílio, Geraldão e Wladimir. "Sócrates foi realmente um ídolo, um gênio. A homenagem é mais do que merecida, poderia ter sido feita, inclusive, em vida”, comentou o atleta que mais vezes vestiu a camisa do Timão.

Kátia Bagnarelli, viúva do jogador, ficou muito emocionada com a celebração e agradeceu a presença dos amigos, família e até torcedores que – segundo ela – eram tão queridos pelo Magrão quanto as pessoas mais próximas. “Ele sempre foi apaixonado pelo que fez. Ele amava cada um de vocês aqui hoje, pensava e jogava por vocês da mesma forma que pelos seus seis filhos”, afirmou a esposa.

Sócrates

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi, além de jogador de futebol, um revolucionário. Antes mesmo de se profissionalizar no esporte, o Magrão decidiu que não largaria os estudos e formou-se em medicina. Só após a graduação aceitou mudar para São Paulo e jogar no Corinthians, em 1978. No Timão, conquistou Campeonatos Paulistas de 1979, 1982 e 1983.

Além do talento inegável com a bola nos pés, o Doutor se destacava fora das quatro linhas. Líder da Democracia Corinthiana – movimento que dava autonomia aos jogadores em algumas decisões do clube –, influenciou toda nação brasileira, que sofria com a repressão de um governo autoritário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp