Esporte

Tetracampeã baiana, Marcella aposta no judô brasileiro

Imagem Tetracampeã baiana, Marcella aposta no judô brasileiro
Natural da cidade de Una, a atleta foi a única campeã representante da Bahia entre 27 estados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 16/09/2012, às 06h15   Elena Martinez (Twitter: @ElenaMartinez)


FacebookTwitterWhatsApp

A atleta Marcella Barros, de 14 anos, tetracampeã baiana de judô feminino, foi a única representante da Bahia a conquistar uma medalha no Judô nas Olimpíadas Escolares 2012, principal competição esportiva estudantil do país, que ocorreu ao longo desta semana em Poços de Caldas (MG). A baiana, da cidade de Una, no sul do estado, ficou em 3º lugar na competição entre 27 estados. "Pretendo ser campeã olímpica", disse, com firmeza, a judoca.

O  judô baiano foi representado por 16 competidores, mas somente Marcella conseguiu chegar ao pódio, com o bronze na categoria meio-médio (até 53 kg). Com a conquista, a unense leva para casa sua 43ª medalha, sendo 35 de ouro, quatro de prata e outras quatro de bronze. Agora, a jovem disparou ainda mais na liderança do ranking baiano na categoria sub-15 de judô feminino, com 39 pontos, contra 18 da segunda colocada.

Apesar da pouca idade, a atleta já tem um quadro de títulos significantes no currículo. Além de ser tetracampeã baiana (nos anos de 2008, 2009, 2011 e 2012), Marcela é tricampeã nacional da disputa Sesc Feminino e foi vice-campeã do Brasileiro Regional realizado este ano em Vitória (ES).

"Diante de tantas conquistas, quem não conhece pensa que a atleta recebe ótimos patrocínios", diz o pai, Marcelo Barros. Ele explica que já teve de abrir mão de importantes torneios por conta da dificuldade financeira. “Agora mesmo vai ter uma disputa em Aracaju e não sei como vamos conseguir. As despesas são muito altas. O gasto médio por cada torneio em outro estado é de mil e quinhentos reais por pessoa, entre passagem, hospedagem, transporte, taxa de inscrição, entre outras coisas”, complementa Marcelo.

Inspiração - Assim como muitos atletas brasileiros, Marcela Guedes se espelha na atleta Sarah Menezes, principal referência atual do judô no Brasil, depois de se tornar a primeira mulher a subir ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas de Londres, este ano.

Marcella Guedes e Sarah Menezes têm muitas semelhanças. Também nordestina, do Piauí, Sarah é bicampeã das Olimpíadas Escolares. Embaixadora dos jogos escolares, Sarah esteve presente no ginásio de esportes de Poços de Caldas, onde forão realizadas as competições de judô.

"Estou muito orgulhosa e honrada de me tornar uma referência para esses jovens atletas. Ganhar uma medalha de ouro, nos Jogos Olímpicos, não é fácil. Acredito que esse exemplo vai incentivar nossas atletas a treinar mais, se esforçar mais e confiar em seu potencial. Assim, traremos mais resultados para o Brasil", disse Sarah.

De acordo com o Secretário da Delegacia de Judô do Sul da Bahia, Alex Ormedo, o crescimento do judô brasileiroaumenta a cada ano na Bahia. De 2007 até este ano foram 14 medalhas. Há quatro anos, o judô baiano vem se destacando nas Olimpíadas Escolares.

Matéria originalmente publicada às 10h15 do dia 15/09.

Foto: Divulgação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp