Esporte

Rebeca Gusmão vai lutar até o fim

Publicado em 13/12/2010, às 11h03   Redação Bocão News



Banida do esporte pela Federação Internacional de Natação (Fina), em 2009, por doping, a ex-nadadora Rebeca Gusmão tem uma carta na manga para tentar provar que é inocente. Ela fará uma nova tentativa de se livrar da punição em breve. Vai recorrer à Justiça comum da Suíça.

Se ganhar, pode até voltar a nadar. “Mas, o mais importante para mim é provar que não sou culpada", destacou Rebeca, que diz ser vítima de uma armadilha do médico brasileiro Eduardo De Rose, coordenador do antidoping no Pan-2007 e membro da Wada (Agência Mundial Antidoping).

Desde setembro de 2007 que Rebeca Gusmão luta contra a absolvição de duas acusações de doping, além de uma outra por falsidade ideológica. Em dezembro do mesmo ano, a Odepa retirou as quatro medalhas e as marcas conquistadas pela ex-atleta nos Jogos Pan-Americanas do Rio.

Enquanto não consegue reverter à decisão, Rebeca treina levantamento de peso e chegou a vencer um "Campeonato Mundial" promovido pela Federação Paulista de Levantamentos Básicos do Interior. Com 18kg a mais do que naquela época, já jogou futebol feminino e foi candidata a deputada distrital pelo PCdoB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp