Esporte

Governo fecha com Arena Fonte Nova e 'expulsa' Bahia de Pituaçu

Publicado em 20/11/2012, às 12h29   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Um documento obtido com exclusividade pelo Bocão News reforça o ofício assinado pelo diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares, o Bobô, que declarou a este site – no último dia 14 de novembro – a aposentadoria do Estádio Roberto Santos (Pituaçu), em 1º de março de 2013, para os dois maiores clubes do Estado – Bahia e Vitória.

Segundo Bobô, a moderna Arena Fonte Nova deverá ser o palco em que os grandes do Estado deverão atuar, mesmo antes da dupla BaVi assinar contrato com a concessionária responsável pelo estádio. “Após receber o encaminhamento da administração da Arena Fonte Nova - que garante que o estádio estará pronto a partir de 1º março do ano que vem - enviei ofícios a todos os clubes. Sendo assim, iremos utilizar Pituaçu para partidas menores - jogos do Galícia, Ipiranga e Botafogo", excluindo Bahia e Vitória.

Na noite desta segunda-feira (19), um trecho do contrato firmado entre o governo do Estado e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), formada pela Odebrecht Participações e Investimentos e OAS, concessionária que irá administrar a arena multiuso, reacende a polêmica ao obrigar a dupla BaVi a atuar no estádio e 'expulsa' o Bahia de Pituaçu.

Segundo consta na cláusula 12.3 do documento: “o poder concedente, ciente de que a maximização de eventos, notadamente jogos de futebol, no Estádio Fonte Nova é fundamental para viabilidade econômica de sua operação, compromete-se a evidar seus maiores esforços  para que as partidas de futebol oficiais dos maiores clubes do Estado da Bahia, notadamente Esporte Clube Bahia e Esporte Clube Vitória sejam realizados no Estádio Fonte Nova. Para efetividade a esta Clausula, fica desde já estabelecido que o poder concedente não permitirá a realização de jogos  oficiais de futebol no estádio Pituaçu, salvo indisponibilidade justificada da Arena para a realização dos respectivos eventos”.

A cláusula afirma que a Arena só tem viabilidade caso o Bahia ou o Vitória atuaem no espaço e levanta dúvida sobra a utilização da arena. Em outras oportunidades os gestores da dupla BaVi deixam claro que ainda não existe nenhum tipo de acordo firmado com a administração do estádio. O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães filho, já tinha manifestado posição contra o oficio da Sudesb. "A gente não fechou com a Arena Fonte Nova. Temos o desejo de fechar, mas não posso garantir. A Arena tem os interesses dela e nós temos o nosso. O que espero é que caso não haja uma negociação, Pituaçu esteja disponível para o Bahia. Até porque, não acredito que o Estado vai tirar Pituaçu do Bahia", afirma.

Opinião semelhante tem o vice-presidente do Vitória, Carlos Falcão. "É um assunto que ainda não podemos falar. Ainda não há uma proposta, modelo de negócio para que o Vitória jogue lá. Precisamos saber o que vamos ganhar jogando lá, quais os direitos vamos ter. Também temos nosso estádio e essa é uma decisão importante a ser tomada com todo o conselho e a torcida. Depois disso tudo, ainda acho que deve ser uma decisão colocada em votação. Tem muita coisa que não está esclarecida. Vamos pagar aluguel? Quanto? Nossos sócio-torcedores terão acesso livre? A renda dos jogos será nossa? Não podemos decidir nada sem esclarecer isso tudo", concluiu.

Ainda segundo a polêmica cláusula, os jogos de Bahia e Vitória só deverão ocorrer em Pituaçu, quando a Arena Fonte Nova estiver indisponível - por força maior - para as partidas. Situações como estas já estão programadas para 2013 e 2014 – Copa das Confederações e do Mundo , respectivamente. Nas oportunidades o espaço deverá ser cedido para a FIFA.

*Matéria publicada originalmente às 22h41 do dia 19/11.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp