Esporte

Brasil entrega apenas dois dos 12 estádios prometidos para a Copa 2014

Imagem Brasil entrega apenas dois dos 12 estádios prometidos para a Copa 2014
Dez praças, inclusive Arena Fonte Nova, não cumpriram o compromisso firmado com a Fifa  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/01/2013, às 19h29   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco anos depois de escolher suas sedes e iniciar a realização de suas obras, o Brasil dá um exemplo de incompetência na organização da Copa do Mundo, com apenas dois dos 12 estádios que sediarão o Mundial entregues dentro do prazo-limite estabelecido pela Fifa: Castelão, em Fortaleza, e Mineirão, em Belo Horizonte.

Todas as outras 10 sedes não cumpriram o compromisso firmado com a Fifa de entregar suas arenas até 31 de dezembro de 2012, incluindo a Fonte Nova, um dos primeiros a iniciar as obras. Previsto para ficar pronto no último domingo, o estádio tem apenas 85% das obras concluídas e só será entregue em março. O Governo do Estado e o Cosórcio Arena Fonte Nova culpa a mudança nas regras de implantação do gramado, impostas pela própria Fifa, pelo atraso.

Mesmo os estádios recentemente inaugurados pela presidente Dilma Roussef não estão em condições de receber uma partida de futebol: ainda faltam testes, treinamento de pessoal ou maturação do gramado. A primeira partida em estádio do Mundial deve ser em Fortaleza, no dia 27 de janeiro.

Assim como a Fonte Nova, o Maracanã, no Rio, e a Arena pernambuco, em Recife, precisam ser entregues até o final de março, sob pena de que suas sedes sejam excluídas da Copa das Confederações, em junho.

Os outros estádios que estão fora da Copa das Confederações - Manaus, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba e São Paulo  - têm percentuais de andamento entre 50% e 60%. O único caso que o Governo federal considera preocupante é o de Natal: a Arena das Dunas tem apenas 47% das obras realizadas até agora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp