Esporte

SJCDH oferece curso de qualificação para travestis e transexuais

Imagem SJCDH oferece curso de qualificação para travestis e transexuais
Para militantes, que asseguram apoio de Neto, esta é uma a iniciativa de “reparação”   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/01/2013, às 20h05   Fabíola Lima (Twitter: @fabiolalimaa)


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), através da Superintendência de Direitos Humanos (SUDH) e do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), abre vagas para o curso de auxiliar administrativo destinados a travestis e transexuais.

De acordo com Paulette Furacão, primeira transexual admitida no serviço público baiano, este é um início da reparação para o segmento, que agora tem também apoio do prefeito ACM Neto, e segundo ela, o democrata já se comprometeu com a luta. “Logo depois que soube da vitória na eleição, o prefeito se mostrou a favor do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), a iniciativa de reparação da secretaria é só o inicio do que pleiteamos e vamos conseguir. Nosso objetivo é sair da invisibilidade e agaranhar mais oportunidades de trabalho e reconhecimento”, disse.

Quem também falou a favor da iniciativa foi o presidente da Associação de Defesa e Proteção dos Direitos de Homossexuais, (PRO HOMO), Reinaldo Barbosa. “A ONG existe desde 2004 e nosso papel é fomentar discussões e apoiar iniciativas como esta. As travestis e transexuais não têm oportunidade de trabalho, e a secretaria está cumprindo um papel de reparação. A discriminação e homofobia em nossa cidade impedem que elas [travestis e transexuais] ocupem cargos e exerçam a profissão como cidadãs que são”, acrescentou.

O curso
O curso surgiu após uma reunião da população LGBT com o Secretário da Justiça, Almiro Sena, que ouviu as principais necessidades das Travestis e Transexuais de Salvador e Região Metropolitana. Durante o encontro foi identificada a necessidade de promover um curso de qualificação profissional, devido a falta de oportunidades no mercado de trabalho.

As interessadas devem ser maiores de 18 anos, possuir ensino básico ou fundamental e estar em situação de vulnerabilidade social. O curso terá início no dia 29 de janeiro, data em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Documentos necessários para inscrição: RG, CPF, Comprovante de residência e uma Foto 3 x 4.

As inscrições começam no dia 7 de Janeiro e vão até o dia 11 do mesmo mês. Elas devem ser feitas nas instalações do CEDH, situado na Rua Bráulio Xavier, 57, Corredor da Vitória, das 8 às 17 horas. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas.

Iniciativa
No ano de 2012 ASJCDH realizou diversas ações para promover a efetivação dos Direitos Humanos para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT. Este compromisso de luta pela afirmação da cidadania e dos direitos humanos foi reforçado com a criação do Núcleo LGBT. A nomeação de Paulette Furacão, além da assinatura da portaria que assegura, às servidoras estaduais travestis e transexuais, o direito de usar o nome social.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp