Esporte

Lista da IFFHS elege Felipão 9º melhor técnico do século e Dunga em 20º

Divulgacao / iG Esporte
Em 1º lugar ficou o técnico do Manchester, Alex Ferguson   |   Bnews - Divulgação Divulgacao / iG Esporte

Publicado em 11/01/2013, às 11h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou uma lista com os 199 melhores competidores mundiais e entre os 17 melhores nacionais, em 9º lugar, ficou o atual treinador da seleção brasileira e campeão da Copa do Mundo de 2002, Luiz Felipe Scolari.

 O escocês Alex Ferguson, responsável pelo comando técnico do Manchester United desde 1986, ficou com o primeiro lugar. Ele ficou logo a frente do português José Mourinho e do francês Arsene Wenger. Conforme informações divulgadas na matéria do site iG Esporte.

Detentor de 34 títulos pelo Manchester United desde que assumiu o comando da equipe, Ferguson conquistou 16 troféus desde a temporada 2000/2001. Neste período, foram seis edições do Campeonato Inglês, quatro Supercopas da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.

Já o melhor brasileiro no ranking, Luiz Felipe Scolari, tem como principal conquista a Copa do Mundo de 2002, quando liderou a Seleção Brasileira rumo ao pentacampeonato. Além disso, comandou Portugal entre 2003 e 2008, sendo vice-campeão europeu em 2004 e semifinalista na Copa do Mundo de 2006. Ainda acumulou troféus de menor expressão, como o Campeonato do Uzbeque, com Bunyodkor, Copa Sul-Minas, com o Cruzeiro, e Copa do Brasil, com o Palmeiras.

Além de Scolari, outros dois treinadores com passagem pela Seleção Brasileira figuram entre os 20 primeiros colocados: Carlos Alberto Parreira (19º) e Dunga (20º). Tetracampeão brasileiro no século 21 e campeão da Libertadores em 2011, Muricy Ramalho é o 25º colocado.

Foto: Divulgação / iG Esporte

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp