Esporte

Bicampeão do Laureus, Daniel Dias 'rouba' protagonismo de Neymar

Publicado em 12/03/2013, às 12h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na primeira vez que o Prêmio Laureus foi realizado no Brasil, na noite desta segunda-feira, um atleta brasileiro conseguiu fazer a festa dos donos da casa e levar uma estatueta do "Oscar do Esporte". A expectativa maior era em cima de Neymar, mas foi o nadador Daniel Dias quem brilhou e conquistou pela segunda vez o troféu de melhor atleta com deficiência, "roubando" do atacante do Santos o posto de protagonista nacional do evento.

Derrotado pelo tenista britânico Andy Murray na categoria Revelação, Neymar foi embora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro antes do final da cerimônia. Pouco antes disso, Daniel Dias subiu ao palco para receber a estatueta das mãos do ex-jogador holandês Ruud Gullit e discursou em frente a celebridades, esportistas e autoridades de todo o mundo. Depois, ainda posou para fotos e compareceu à entrevista coletiva dos vencedores da noite.


Getty
O nadador brasileiro Daniel Dias recebeu o prêmio Laureus das mãos de Ruud Gullit, nesta segunda, no Rio de Janeiro
Daniel Dias recebeu o prêmio de Ruud Gullit
Aos jornalistas, Daniel Dias não escondeu a sua felicidade pelo feito inédito entre brasileiros, já que ele é o único nome do país a ganhar duas vezes o Laureus. E o dono de seis medalhas de ouro na Paraolimpíada de Londres-2012, além de ter quebrado seis recordes mundiais, aproveitou o momento para pedir mais espaço aos atletas paralímpicos no Brasil.

"Acho que essa conquista veio para coroar um ano que foi incrível, não só para mim, mas para o esporte paraolímpico brasileiro. A gente não gosta de comparação, a gente só quer conquistar nosso espaço, e com essa conquista a gente mostra que somos atletas e ponto. Fico feliz com o prêmio, mas fico mais feliz de mostra o valor do esporte paralimpico no Brasil", afirmou Daniel Dias, que viu com bons olhos ao ser questionado sobre a possibilidade competições para deficientes serem incluídas em grandes torneios nacionais, como o Troféu Maria Lenk.

"Acho que ter uma competição junto é o momento de quebrar essa barreira de olímpico e paralímpico, todos são atletas".


Reuters
Brasileiro Daniel Dias exibe seu troféu
Brasileiro Daniel Dias exibe seu troféu
Para levar o Laureus este ano, Daniel Dias superou outros cinco indicados: Patrick Anderson (basquete em cadeira de rodas, Canadá), Johanna Benson (atletismo, Namíbia), Alan Fonteles (atletismo, Brasil), David Weir (corrida em cadeira de rodas, Grã-Bretanha) e
Alex Zanardi (ciclismo, Itália). Há quatro anos, ele conseguiu o a estatueta do "Oscar do Esporte" pela primeira vez, pelos feitos obtidos nos Jogos de Pequim-2008, quando conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e um bronze.

O bicampeonato do Laureus, no entanto, teve um sabor especial para Daniel Dias. O nadador brasileiro não escondeu a emoção por ser premiado dentro de casa, no Brasil, na primeira vez que a cerimônia foi realizada em um país das Américas.

"Estou muito feliz, não poderia estar diferente. É uma emoção diferente, a pimeira vez não teve toda essa festa, esse glamour. Hoje com toda essa festa acontecendo na minha casa, é uma experiência que vou levar para sempre pra mim. Eu queria que esse prêmio ficasse na minha casa, no Brasil", disse o atleta de 24 anos, nascido na cidade de Campinas, em São Paulo.

Daniel Dias começou na modalidade inspirado em outro nadador brasileiro, Clodoaldo Silva, que levou 13 medalhas nas quatro Paraolimpíadas que disputou. Ele espera agora que os bons resultados possam incentivar a prática do esporte no Brasil e alavancar mais investimentos, para que mais atletas de ponta possam surgir e brigar por medalhas nos Jogos do Rio de Janeiro-2016 e também nas competições futuras.

"Acho que a gente precisa de investimento, e isso está começando a acontecer. Se a gente quer uma renovação, a gente precisa incentivar a base, esse é o caminho. Talvez a gente ainda não vá colher agora em 2016, apenas mais para a frente, mas precisa acontecer para que isso não fique só em um nome", disse Daniel Dias, que finalizou.

"Acho que nós estamos carentes de bons exemplos, não de ídolos, mas de bons exemplos. Eu fico feliz de estar me tornando exemplo para crianças. Quem sabe um dia eu posso estar nadando ao lado de quem me viu como exemplo, estar disputando um revezamento junto".

Presidente do Laureus World Sports Academy, o norte-americano Edwin Moses, bicampeão olímpico dos 400 metros com barreira, rasgou elogios a Daniel Dias.

"Eu ofereço ao Daniel minhas mais sinceras felicitações, seu recorde é absolutamente fenomenal. É incrível pensar o que ele pode ser capaz de conquistar no futuro. Todo o Brasil deve estar orgulhoso desse jovem notável. Eu também gostaria de parabenizá-lo pelo grande trabalho que ele faz no Brasil para promover o esporte com deficiência", disse Moses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp