Esporte

Estátua de Pelé não deverá retornar à Fonte Nova

Imagem Estátua de Pelé não deverá retornar à Fonte Nova
Monumento foi esculpido e colocado no local em 1971  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/03/2013, às 11h55   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A antiga Fonte Nova ostentava uma estátua de Pelé na entrada do acesso da Ladeira da Fonte das Pedras, entretanto o monumento não deve retornar à nova arena. A obra que foi esculpida por Lucy Viana em 1971 está na casa do arquiteto Kleber Sebá, desde que foi restaurada por Márcia Magno, em 2007.

Sebá foi contratado por Magno para fixar as peças na estátua, enquanto a Márcia cobra da Fundação Gregório de Matos a quitação do valor acordado para reconstruir os dois braços e a taça roubados em 2006.

"Recebi R$ 15 mil, e o resto, segundo a fundação, seria pago pela Sudesb, responsável pela Fonte Nova, mas não recebi", conta a artista ao Jornal A Tarde, após declarar que o valor firmado com a fundação para realizar o trabalho foi de R$ 20 mil.

Em entrevista ao periódico, a fundação confirmou o pagamento e disse que o acordo com a Sudesb para quitar o restante teria sido feito "de boca". "O trabalho foi feito e a peça não foi recolada no local na época porque logo aconteceu aquela tragédia no estádio (que vitimou sete pessoas) e depois porque a construção foi demolida. Mas vamos retomar a conversa com a Sudesb para resolver essa questão", prometeu Marco Antônio, gerente de sítios históricos da fundação.

Através do diretor da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, Bobô, disse não ter como abrir um processo para pagar uma dívida de 2007. "A fundação fala o que quer. Nós não temos tratativas com essa artista, que sequer a conheço. Todo o processo de contratação foi feito por eles (a fundação)", rebateu.

O destino da escultura também não foi esclarecido por Bobô. "Encaminhei uma comunicação à administração da nova arena para saber se a obra cabe no novo projeto e até agora não recebi resposta", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp