Esporte

Novas regras implantadas pela FIFA não estão sendo aplicadas

Imagem Novas regras implantadas pela FIFA não estão sendo aplicadas
Equipes já podem colocar dozes jogadores no banco de reserva  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 22/04/2013, às 17h12   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Desde o dia 1º de janeiro está em vigor algumas novas regras no futebol, entre elas a possibilidade de uma equipe ter doze jogadores no banco de reservas, porém nenhum time brasileiro adotou a ideia, mantendo apenas sete suplentes como opção.

Além disso, de acordo com as novas regras, um treinador pode alterar o número do jogador sem a obrigação de avisar ao quarto árbitro, o que pode confundir a todos presentes no evento.

“Parece-me que, a partir de hoje, estão autorizando aquelas escalações escondidas a treinadores. Pelo que leio, um treinador pode relacionar um atleta e “enganar” o adversário até entrar em campo. Por exemplo, eu relaciono o número 5 como titular e notifico o árbitro e todos presentes antes do jogo. Hoje, para fazer a troca, o árbitro (e no Brasil, pela lei nacional, os torcedores) deveriam ser notificados. Agora, autorizado pela lei, eu posso colocar o número 15 em campo no lugar do 5 no instante que o jogo for iniciar sem avisar ninguém e não serei punido por isso. Vai dar confusão! Escreve aí! “, disse o ex-árbitro Leonardo Gaciba.

Confira outras mudanças que estão validas desde o início do ano:

- No procedimento de bola ao chão: 

* Se a bola for chutada diretamente para o gol adversário e entrar, será concedido um tiro de meta - hoje o gol seria concedido. 
* Se a bola for chutada depois de uma bola ao chão e entrar no próprio gol, será escanteio par a o adversário - hoje o gol contra seria concedido. 

- Só será permitido o uso de fitas adesivas nos meiões se estas foram na mesma cor do local onde estão afixadas. Neste caso, o bom senso do árbitro será fundamental. O objetivo é que os atletas não tenham a visão prejudicada. 

- Cartão amarelo para o jogador que "tocar a bola deliberadamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba". Neste caso, a única alteração foi a retirada da palavra "manifestamente" depois de "deliberadamente". O objetivo foi tentar facilitar a interpretação e evitar problemas de tradução. Os árbitros devem mostrar o amarelo quando um atleta causa prejuízo ao adversário, e não quando há apenas a colocação da mã o na bola. 

- Toda publicidade que é colocada no chão deve ficar a pelo menos um metro das linhas demarcatórias do campo. As publicidades verticais deverão ser colocadas a no mínimo: um metro das linhas laterais do campo; na mesma distância das linhas de meta que a profundidade das redes de meta; um metro das redes de meta. 

*Com informações do Globo.com

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp