Esporte

Deputado baiano quer regulamentar bebidas dentro de estádios

Imagem Deputado baiano quer regulamentar bebidas dentro de estádios
José Rocha acredita que projeto possa virar Lei até a Copa de 2014  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/04/2013, às 13h05   Alessandro Isabel (@alesandroisabel)



O artigo 13-A do Estatuto do Torcedor proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas dentro de praças esportivas, mas o deputado federal baiano José Rocha (PR-BA) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Federal um Projeto de Lei (PL) que visa regulamentar a venda do líquido no interior dos estádios, desde que seja na forma de copos ou garrafas plásticas.

Para o republicano, se aprovado, o novo texto vai evitar as tradicionais confusões nas entradas antes das partidas, e foi muito bem recebido em Brasília. “Meu objetivo é organizar. O fato da não comercialização de álcool dentro dos estádios não evita que o torcedor consuma a bebida, pois do lado de fora todos consomem e já entram alcoolizados. Ainda existe o agravante que, em função da não comercialização dentro das praças, eles deixam para entrar no estádio em cima da hora, provocando tumulto e confusão”.

O parlamentar explicou para a reportagem do Bocão News que o processo vai funcionar de forma ordeira. “A venda só poderá ser feita antes, no intervalo e depois dos jogos. Quando a bola estiver rolando os bares estarão fechados”. De acordo com Rocha o projeto recebeu apoio de Aldo Rebelo, ministro do Esporte, das federações estaduais e concessionárias responsáveis pela gestão de estádios da Copa do Mundo de 2014.

Mesmo com o apoio de peso, o PL encontrará oposição de deputados e de representantes de outros segmentos da sociedade civil. Antes de ser incorporado ao Estatuto, o projeto passará por algumas comissões da Câmara, dentre elas a de Seguridade Social e Família, formada em boa parte pela bancada evangélica. Rocha acredita que o projeto possa virar Lei até a Copa do Mundo FIFA de 2014.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp