Esporte

“#ForaMGF”: protesto alcança Rio de Janeiro e diretoria do Bahia está por um fio

Imagem “#ForaMGF”: protesto alcança Rio de Janeiro e diretoria do Bahia está por um fio
Torcedores fazem diversas manifestações pedindo renúncia do mandatário Tricolor   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/05/2013, às 06h56   Leonardo Santana (Twitter: @leosouzasantana)


FacebookTwitterWhatsApp

Durante muitos anos a diretoria do Bahia vem sendo o grande alvo de protestos da torcida Tricolor. Em 2006, após a permanência do clube na Série C, uma passeata contra os dirigentes - entre eles Marcelo Guimarães - levou cerca de 50 mil tricolores às ruas da cidade. Já em 2008, após uma campanha pífia na Série B, um grupo de torcedores invadiu o Fazendão e agrediu jogadores, mas o alvo era o mandatário do Esquadrão, na época Petrônio Barradas. A campanha “Público Zero” ganhou força em 2009 e pedia para o torcedor não comparecer ao estádio por conta do fraco desempenho do Tricolor na Segundona daquele ano.

Neste ano, o crescimento das redes sociais e a facilidade em disseminar informações, juntamente com o péssimo primeiro semestre do Bahia em campo, fizeram com que uma série de manifestações fosse explicitada entre os torcedores.  A pressão sobre Marcelo Guimarães Filho e sua cúpula só tem aumentado, principalmente após as duas derrotas consecutivas para o Vitória, em plena Arena Fonte Nova e as péssimas contratações do gestor Paulo Angioni.

No Twitter, políticos como Pelegrino (PT), Geddel Vieira Lima (PMDB), Lídice de Mata (PSB) e Luíza Maia (PT), só para citar alguns, já expressaram sua indignação e revolta diante da gestão atual. A hashtag ‘#ForaMGF’ já esteve entre as mais citadas no local. Músicos e artistas também têm se manifestado e pedido o ‘impeachment’ do principal dirigente do Bahia.

Em outras redes sociais, torcedores têm feito campanhas pedindo a renúncia de toda a diretoria, que denominam como “corja”. “Marcelo pai, Marcelinho, Petrônio, Maracajá é tudo farinha do mesmo saco. O Bahia é comandado há muitos anos por essa trupe e a torcida não aguenta mais isso”, disse o tricolor e sócio torcedor Abraão Cordeiro.


O "Devolva meu Bahia" e uma petição criada por torcedores pedindo um 'basta' a MGF também podem ser citadas como campanhas contra a atual diretoria.

Embaixadas de torcidas que foram criadas para apoiar o clube por todo o país também se uniram e pedem a saída do presidente. Até no Rio de Janeiro houve manifestação e tricolores se reuniram na praia de Copacabana como pode ser constatado nas fotos abaixo:



Para a partida desta quarta-feira (01), válida pela semifinal do Campeonato Baiano, diante do Juazeiro, manifestantes já se organizam e pedem para a torcida não comparecer à Arena Fonte Nova. E nesta quinta-feira (02), outro grupo de tricolores promete realizar um protesto contra a diretoria no Fazendão.


Diante de tanta pressão, críticas e maus resultados dentro de campo só resta aos mandatários do Bahia pegar o boné e pedir pra sair.

Publicada no dia 01 de maio de 2013, às 11h20


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp