Esporte

Vídeo exclusivo: imagens mostram Caxirolas sendo arremessadas em campo no BaVi

Imagem Vídeo exclusivo: imagens mostram Caxirolas sendo arremessadas em campo no BaVi
Site teve acesso às imagens que levaram à punição da Bamor   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 02/05/2013, às 09h38   Caroline Gois (twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

No BaVi de domingo (28) a caxirola ganhou destaque - não só pela sua função festiva e de alegria que proporciona aos torcedores, mas porque acabou se transformando no instrumento que externou a revolta dos tricolores diante do resultado que, já no primeiro tempo, perdia por 2 a 0 do principal rival.

Após a ação da torcida, uma polêmica foi gerada em torno do uso do objeto dentro do estádio. Na manhã de segunda-feira (29), o presidente da Federação bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, negou que tome alguma atitude com relação à proibição do instrumento oficial da Copa do Mundo de 2014. "Por parte da Federação não vai haver nehuma proibição. Se fosse por isso teríamos que proibir também rádio de pilha. Não tem como impedir o torcedor de ter este tipo de atitude e só podemos pedir que ele se comporte e esperamos que isso não se repita mais", afirmou.

Ainda segundo Ednaldo, um relatório da Comissão Técnica será entregue hoje à FBF que irá encaminhar o documento para o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O órgão competente irá avaliar o episódio e poderá punir o Bahia com a perda de mandos de campo, além de uma multa.


Por meio de nota oficial, a empresa responsável pela fabricação do produto informou que não se pode "relacionar esse ato, realizado por poucas pessoas, como um padrão ou desfavorecendo o sucesso da caxirola" e que a torcida do Bahia está "passando por problemas internos".

A notícia do arremesso da caxirola no gramado pelos torcedores chegou ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que ao ser informado sobre o ocorrido com o instrumento, que recebeu as chancelas do ministério e da Fifa para ser produto oficial da Copa, Rebelo ficou sem reação. "Não é boa notícia", disse Rebelo. Depois, tentou minimizar o fato. "Não necessariamente vai acontecer algo semelhante se o Brasil estiver perdendo uma partida na Copa", complementou.

A punição


Durante reunião realizada nesta terça-feira (30) entre Polícia Militar da Bahia, Ministério Público (MP), representantes dos clubes e das torcidas organizadas, ficou decido que está suspensa a presença da torcida Bamor, e qualquer material que os caracterize, nos próximos dois jogos do Esporte Clube Bahia, além da aplicação de multa que será convertida em 500 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituição de caridade que será escolhida em comum acordo.

A decisão atende o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a PM, as Torcidas Organizadas, a Corporação e o MP, celebrado em 2010. A PM aproveita para conclamar os torcedores a um comportamento educado e respeitoso diante das regras de boa convivência esportiva, com a certeza que comportamentos como o de domingo (28), não correspondem ao sentimento civilizado da torcida baiana.


As imagens

Nesta quarta-feira (1º), o site Bocão News teve acesso, com exclusividade, às imagens concedidas pela Arena Fonte Nova que mostram o exato momento da 'chuva de caxirolas', quando o objeto foi lançado no gramado.

VEJA O VÍDEO






Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp