Esporte

'Falta grave': TJD-BA comete erros em julgamentos do Baianão

Imagem 'Falta grave': TJD-BA comete erros em julgamentos do Baianão
Situação pode manchar imagem do órgão desportivo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 05/05/2013, às 10h06   Redação Galáticos Online



A pauta de julgamentos do dia 30 de abril pode manchar a imagem do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA). Entre os diversos processos, julgados pela 2ª Comissão Disciplinar, duas decisões contêm erros graves.

A primeira delas é referente ao técnico da equipe Sub-20 do Fluminense de Feira, Edvaldo de Souza Almeida. O treinador incurso no art. 258 do CBJD, que prevê pena de uma seis partidas por "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva".

Almeida foi julgado e condenado a cumprir duas partidas de suspensão. Até aí, tudo bem. Mas, o profissional teve a pena reduzida pela metade e foi beneficiado com a compensação automática. Porém, este benefício não é concedido aos técnicos, apenas aos atletas.

Com o erro do Tribunal, Edvaldo Almeida comandará do banco de reservas a equipe do Touro do Sertão na semifinal deste sábado (4), contra o Bahia, em São Francisco do Conde.

O outro erro diz respeito ao atleta Wesley de Souza Costa, do time Sub-20 do Juazeiro. O jogador foi incurso no art. 254, "por qualquer ação cujo emprego da força seja incompatível com o padrão razoavelmente esperado para a respectiva modalidade e atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário".

Wesley foi julgado e condenado a pagar apenas uma multa no valor de R$ 100. Porém, o art. 254 não prevê pena de multa e sim de suspensão de partidas.

Nota originalmente postada às 16h do dia 4

Confira as decisões proferidas pelo TJD-BA e o que diz o CBJD:

DECISÕES PROFERIDAS


Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp