Esporte

Mensageiro do Destino vence regata

Publicado em 30/01/2011, às 16h36   Ivana Braga




O saveiro Mensageiro do Destino, do carioca Ricardo Vega, estreou de “vento em popa” na Regata João das Botas, neste domingo (30). Com vantagem, o saveiro foi o vencedor da competição náutica, realizada na Baía de Todos os Santos, entre Salvador e a ilha de Itaparica.

Os barcos que participaram do evento largaram por volta das das 12h30, do Porto da Barra e, após cerca de três horas, venceram os desafios do mar da Baía de Todos os Santos. “Confesso que não imaginei estrear conquistando o primeiro lugar. Pensei em participar e ganhar experiência com esses mestres saveiristas baianos que muito tem para nos ensinar”, afirmou Ricardo Vega, acrescentando não conter a emoção. “Acho que vou precisar de um cardiologista”, exagera ele.

Experiente velejador, Ricardo Vega já atravessou o Atlântico duas vezes, mas trocou  GPS e bússola pela “vento na orelha” e asabedoria dos mestres baianis, segundo explica. Ele disse não se conter de felicidade por conquistar a primeira colocação loga na primeira vez em que participa da Regata com seu próprio barco. 

Velejador Ricardo Vega vence 39ª Regata João das Botas 


Promovida pela Capitania dos Portos do Comando do 2º Distrito Naval, essa é a 39ª edição da João das Botas. Atrás do Mensageiro do Destino, os saveiros “Rompe Nuve” e Ideal foram os vencedores na segunda e terceira posições, respectivamente.


O evento é realizado anualmente desde a década de 70 e ocorre sempre no mês de janeiro de cada ano. O nome é uma homenagem a João Francisco de Oliveira Botas, considerado herói da guerra da Independência da Bahia em 1823.

O herói baiano do nasceu em Itaparica e, conta a história, teria combatido os barcos portugueses comandados pelo general Madeira de Mello nas águas da Baía de Todos os Santos, principalmente no trecho entre a praia de Ponta de Areia e a barra do Paraguaçu.

Sua bravura e batalhas conquistadas durante a refrega que culminaram com o 2 de Julho o elevaram a herói nacional. Ao lado do almirante britânico Lord Cochrane, primeiro comandante da esquadra brasileira, é um dos heróis da Marinha do Brasil.

Apesar de a Regata João das Botas ser um evento destinado a saveiros, outros tipos de embarcações, como barcos de pesca, catraias e canoas, participam do evento esportivo náutico que se tornou referência para o movimento de resgate e preservação dos saveiros, tipo de embarcação que está ameaçada de extinção, apesar de ser considerado patrimônio da Bahia.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp