Esporte

Itaipava Arena Fonte Nova terá geração de energia solar

Publicado em 30/08/2013, às 19h04   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Será assinado na próxima quinta-feira, dia 05/09, um convênio entre a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), em parceria com a Coelba, para implantação de uma usina solar na Itaipava Arena Fonte Nova. A usina solar terá 500kWp de potência instalada e tem previsão de entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2014. O equipamento terá capacidade de gerar 750 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio de 3 mil brasileiros.

Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões, a instalação da usina solar faz parte de um Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, lançado em agosto de 2011, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Toda energia gerada será utilizada pela Itaipava Arena Fonte Nova. A tecnologia empregada será a de painéis flexíveis, que serão instalados sobre o anel de compressão da cobertura da arena.

Este projeto está sendo realizado pelas concessionárias do Grupo Neoenergia (Celpe, Coelba e Cosern) em parceria com a Odebrecht e OAS para utilização da energia solar Fotovoltaica na Itaipava Arena Fonte Nova e na Itaipava Arena Pernambuco, com investimento total de R$ 15 milhões.

Segundo o presidente da Itaipava Arena Fonte Nova, Frank Alcântara, a implantação da usina solar reduzirá o consumo de energia na arena em 10% e trará benefícios ao meio ambiente já que os recursos são renováveis e não poluentes. A preocupação com a questão da sustentabilidade, também é compartilhada pelo Grupo Neoenergia. Solange Ribeiro, presidente do grupo, destaca o comprometimento da empresa com a produção energética sustentável ao investir no desenvolvimento de novas tecnologias e estímulo à utilização de energia solar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp