Esporte

Bom Senso F.C. ameaça greve no Brasileirão ainda em 2013

Publicado em 25/11/2013, às 19h10   Redação Galáticos Online


FacebookTwitterWhatsApp

O clima entre os líderes do Bom Senso F.C. e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) segue mais do que tenso. Em entrevista para a revista Veja, o zagueiro Paulo André, um dos 'cabeças' do movimento, fez revelações e confirmou que o grupo vem crescendo e a possibilidade de greve no futebol brasileiro em 2013 não está descartada.

De acordo com Paulo André, o Bom Senso F.C. foi criado depois de uma conversa e em poucos minutos eles mobilizaram vários atletas. "O Alex (do Curitiba) e o Juan (zagueiro do Internacional) tiveram uma primeira conversa depois de um jogo (em 1º de setembro). Soube da conversa, liguei para o Alex e em cinco minutos a gente decidiu começar o movimento. Daí, convidamos outros atletas. Vieram o Juninho Pernambucano, o Seedorf, o Rogério Ceni, o Edu Dracena, o Fred e o Elias".

Sobre a série de protestos que vêm ocorrendo antes das partidas, o zagueiro disse que "a ideia é aumentar gradativamente enquanto não houver uma resposta da CBF às exigências". Ele também revelou os atos são combinados por meio do celular. "Há 150 jogadores que trocam mensagens pelo WhatsApp. Hoje mesmo (sexta-feira 15, dia da entrevista), trocamos mais de 200".

Em relação a possibilidade de greve ainda neste final de temporada, ele não nega e ainda reafirma que as chances são grandes. "É uma possibilidade real. Não é um absurdo se resolvermos parar. A gente espera que a CBF apresente uma proposta que seja benéfica para o futebol. Senão, há muito o que fazer além da greve. As ameaças de punição não vão nos deter".

Ele também desafia a Confederação e aponta para atos mais contundentes no final da competição."A CBF não acredita na força do nosso movimento. Eles estão nos testando e vamos aumentar o tom. Nas próximas rodadas, os jogos começarão no mesmo horário, o que aumentará a repercussão do que fizermos. O risco de greve é muito grande.  Já nos deram a ideia até de fazer gol contra de propósito, mas isso seria inaceitável pelo desrespeito com o torcedor. Aceito desafiar os poderosos, mas não desmoralizar o futebol".

André aproveitou a oportunidade para reclamar da presidência, hoje gerenciada por José Maria Marin. "A CBF não entende que o ingresso está caro para o jogo que está sendo vendido. Os gramados são horríveis, os antigos estádios estão péssimos, tem jogo todo dia na TV. Não é um produto qualificado", e disparou sobre a CBF: "Ao contrário da Fifa e da Uefa, a CBF não faz nada para melhorar a qualidade do produto que vende. De padrão Fifa não temos nada. A CBF é padrão "jeitinho brasileiro".

Por fim, ele explicou o motivo que levou a criação do Bom Senso."Há dois pontos principais. O primeiro é a redução do número de jogos dos clubes da elite e o aumento do calendário para os times das divisões inferiores. O segundo é a implementação do que chamamos de fair play financeiro, com o objetivo de punir os clubes que gastarem mais do que arrecadarem".

De acordo com André, com o fair play financeiro  existe a possibilidade da redução dos altos salários dos jogadores. O clube terá de apresentar a cada três meses uma comprovação do pagamento de todas as suas obrigações, correndo o risco de ser suspenso se estiver inadimplente. Para conseguirem isso, alguns times deverão contar com elencos mais baratos. "O torcedor e os atletas terão de entender que esse é o preço a ser pago para que o futebol brasileiro se reorganize".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp