Esporte

Bomba 2: Flamengo também pode ser rebaixado para 2ª Divisão

Imagem Bomba 2: Flamengo também pode ser rebaixado para 2ª Divisão
Briga entre equipes carioca vai parar nos tribunais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/12/2013, às 09h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma bomba caiu sobre o futebol brasileiro na noite de terça-feira (10) e pode mudar toda a ordem de classificação do Campeonato Brasileiro da série A em 2013. A escalação de jogadores que deveriam cumprir suspensão na última rodada da competição pode custar muito caro para a Portuguesa (SP) e, também, para o Flamengo (RJ).
A situação veio à tona quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi informada que a Lusa utilizou o jogador Héverton na partida diante do Grêmio em que as equipes empataram em 1 a 1. O atleta foi expulso contra o Bahia, cumpriu suspensão automática diante da Ponte Preta e foi julgado na última sexta-feira (06) pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Pegou dois jogos de suspensão e deveria cumprir mais um o que não aconteceu.

Já o rubro-negro carioca relacionou e o lateral-esquerdo André Santos que foi expulso contra o Atlético-PR na segunda partida da final da Copa do Brasil, o jogador foi outro a ser julgado na última sexta e pegou um jogo, mas mesmo assim enfrentou o Cruzeiro no sábado. Partida em que as equipes empataram. André tinha ficado fora do jogo contra o Vitória, primeiro depois da final contra o Furacão, mas ele não contou como suspensão. Por ser partida de outra competição, ela não é tida como caso de automática.

De acordo com o STJD a punição para as duas equipes seria a perda de quatro pontos (três + o número de pontos conquistado no jogo), situação que rebaixaria a Lusa para a Segunda Divisão com 44 pontos e salvaria o Fluminense. Nesse caso, a zona do rebaixamento ficaria com Náutico (20), Ponte Preta (37), Vasco (44) e Portuguesa (44). O Flamengo ficaria na 16ª posição, com 45 pontos e o Fluminense na 15ª com 46.

A situação pode se complicar para o rubro-negro porque o Vasco entrou com recurso para ganhar pontos da partida contra o Atlético-PR, em que as torcidas das duas equipes brigaram e a partida permaneceu interrompida por 73 minutos, recomeçou e o Cruzmaltino foi goleado pelo furacão por 5 a 1.

O alvinegro carioca utiliza o artigo 21 do regulamento feito pela CBF  que indica que o prazo para a partida ser retomada deve ser 30 minutos de pausa e mais 30 de acréscimo (1 hora). Caso o STJD acate a decisão e o Vasco ganhe os três pontos e equipe pula para 47 e ultrapassa o Flamengo com 45. Sendo assim as equipes rebaixadas seriam Náutico (20), Ponte Preta (37), Portuguesa (44) e Flamengo (45). Vasco e Fluminense escapariam da 2ª Divisão em 2014. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp