Esporte

Retrospectiva 2013: veja os principais fatos que marcaram o Esporte baiano

Imagem  Retrospectiva 2013: veja os principais fatos que marcaram o Esporte baiano
Inauguração da Arena, queda de MGF, eleições no Bahia e Vitória estão entre os destaques  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 30/12/2013, às 09h46   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

2013 vai entrar para a história do esporte baiano. Este foi um ano de Arena Fonte Nova, de revolução tricolor e da consequente queda de Marcelinho Guimarães Filho como presidente do Bahia. Falcão assumiu a presidência do Vitória. Lágrimas, revolta de torcedores, angústia na reta final dos campeonatos e Copa das Confederações. A seleção em Salvador e uma torcida derrubando o presidente do maior clube do Estado. Estes foram os destaques de 2013. Confira abaixo:
Surge a Arena Fonte Nova e o karma tricolor
No dia 5 de abril a Arena Fonte NOva foi inaugurada e contou com a presença de Dilma Rousseff , do governador da Bahia, Jaques Wagner, do prefeito de Salvador, ACM Neto, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, além do novo ministro dos Transportes, Cesar Borges (PR).  Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Mariene de Castro e a banda 
Filhos de Jorge fizeram a festa de abertura no 7 de abril, seguida pelo clássico Ba-Vi, pelo Campeonato Baiano 2013. Uma festa com a grandeza de uma grande arena! O maior clássico do Norte-Nordeste, o BaVi, abriu oficialmente a Arena Fonte Nova. Depois de cinco anos o estádio voltou ao seu lugar e recebeu uma linda festa, um brilhante público e um jogo bastante movimentado.
Dentro de campo Bahia e Vitória fizeram uma partida acirrada, movimentada, mas no final do duelo, o primeiro do ano, quem saiu vencedor foi o Vitória , que goleou sem dificuldades por 5 a 1, fazendo a festa na inauguração da Arena Fonte Nova.
E foi com a Arena lotada - quase 50 mil pessoas - que pouco mais de um mês depois, o Bahia foi goleado novamente pelo maior rival. Com gols de Gabriel, Fabrício, Maxi Bianchucci e Dinei (4), o rubro-negro não tomou conhecimento do adversário e aplicou 7 a 3 aumentando a vantagem, colocando a mão na taça.
Copa das Confederações
Pelourinho lotado e em festa. Muitos soteropolitanos e turistas resolveram conferir o clássico Brasil x Itália, pela terceira rodada da Copa das Confederações, no dia 22 de junho, no Centro Histórico. Quem está animando a galera desde cedo é o Olodum. O percussionista do grupo, Jocemar Santana, disse que o "clima está bom porque está havendo paz". 
Já para quem foi para a Arena Fonte Nova conferiu de perto a vitória brasileira por 4 a 2. Os gols foram marcados por Neymar e Fred.
Queda de MGF
9 de julho. A partir deste dia o destino do Esporte Clube Bahia tomou novos rumos. Após uma votação unânime, os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiram derrubar a medida cautelar que impedia a intervenção judicial no Esporte Clube Bahia desde o mês de março do ano passado. Com isto, a intervenção foi confirmada pelos desembargadores e mais uma vez o professor e advogado Carlos Rátis é nomeado como gestor transitório do clube, no lugar do afastado Marcelo Guimarães Filho. O agora ex-presidente não estava na plateia do julgamento e foi representado por três advogados. O principal deles, Antônio Carlos Castro, conhecido como Kakay, 
liderou a defesa, mas mesmo assim não foi capaz de manter a decisão inalterada. Guimarães Filho ficou afastado do cargo até julgamento do mérito. Neste momento, interventor decidia sobre a equipe que o acompanhará no proceso de transição do clube.
Eleições do Bahia
O Esporte Clube Bahia concretizou um momento histórico para o futebol brasileiro e elegeu, dia 7 de setembro, em eleição direta, o novo presidente do clube, o advogado e político Fernando Schmidt. 
Com 3.300 votos - 67%, Schmidt bateu os adversários Antônio Tillemont - 1.164 (23,6%) votos e Rui Cordeiro - 468 (9,4%). Com a chapa Diga sim a um novo Bahia, cujo vice-presidente é o Valton Pessoa, Schmidt estava entre os favoritos na disputa com os adversários. No dia 9 de setembro, ma cerimônia na Arena Fonte Nova marcará uma nova era para o Esporte Clube Bahia. Será o desfecho de um momento histórico que começou com a destituição de Marcelo Guimarães Filho do cargo de presidente e a intervenção judicial decretada no clube, dia 9 de julho. Desde então várias modificações internas foram premovidas pelo interventor Carlos Rátis que promoveu no último sábado (07 de Setembro) a eleição que terminou com a promoção de Fernando Schmidt e 100 novos membros para o Conselho Deliberativo.
Vencedor do pleito de sábado, Schmidt é o primeiro presidente escolhido por voto direto na história tricolor. Ele é também um dos  dirigentes eleitos no futebol brasileiro de maneira mais democrática, já que outras agremiações, como o Internacional, que também escolhem seu mandatários por voto dos sócios, possuem um "filtro" do Conselho, que  seleciona os candidatos que vão para a disputa final. Poucos clubes possuem o processo direto, como o Bahia.
Outro marco histórico no Bahia é a montagem do Conselho. Os 100 membros que serão empossados hoje foram eleitos de modo proporcional aos votos de suas chapas. Mecanismo mais democrático do que o antigo, no qual a chapa vitoriosa indiciava 100% dos conselheiros. Todo processo de democratização teve início com a ação impetrada na Justiça por Jorge Maia (conselheiro destituído pela antiga presidência), que apontava irregularidades na eleição de Marcelo Guimarães Filho e o Conselho Deliberativo escolhidos no fim de 2011.
Foi dela que veio a intervenção que mudaria o rumo da história do Bahia. De saída, houve a campanha de associação em massa, que elevou de cerca de 800 para mais de 10 mil sócios no clube. Em 17 de agosto, foi realizada a assembleia que democratizou o estatuto. Schmidt fica no cargo até dezembro de 2014,  mas MGF já informou que continuará com a ação que pretende anular a intervenção e em consequência a eleição.
Falcão assume o Vitória
Vice-presidente durante o mandato de Alexi Portela, Carlos Sérgio Falcão foi eleito presidente do Vitória, na noite do dia 6 de dezembro, no Centro de Treinamentos Manoel Pontes Tanajura. Assim como aconteceu na eleição do Conselho Deliberativo do clube, o dirigente foi eleito por aclamação, ao lado de Epifânio Carneiro, que assume a vice-presidência, por ter sido o único candidato ao cargo.
Ao ser empossado, Falcão agradeceu ao agora ex-presidente Alexi Portela, que assume o Conselho Fiscal do clube. Depois, o novo mandatário fez questão de elogiar os outros conselheiros do rubro-negro. “Minha primeira atitude é agradecer a todos os conselheiros. A união nos momentos bons e nos momentos de derrota foi muito importante. Tivemos acertos e erros, mas este conselho nunca nos faltou. Graças a vocês estamos em situação onde outros nos invejam”, reconheceu.
Segundo Falcão, o Vitória ainda vai continuar em busca do título nacional, algo que falta nas galerias do clube. “Estamos assumindo o clube de uma nação apaixonada e estamos nos comprometendo a perseguir obstinadamente a este titulo que tanto desejamos”, concluiu. 

Publicada no dia 29 de dezembro de 2013, às 17h01

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp