Esporte

Allan do Carmo vence primeira etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas

Imagem Allan do Carmo vence primeira etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas
Nadador baiano iniciou temporada com pé direito  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/02/2014, às 16h12   Redação Galáticos Online (Twitter: @galaticosonline)


FacebookTwitterWhatsApp

Allan do Carmo começou com o pé direito a temporada brasileira de maratonas aquáticas. Neste domingo (23), o nadador baiano venceu a primeira etapa dos Circuitos Brasileiros de Maratonas Aquáticas 2014, em Porto Belo, Santa Catarina. O pódio foi completado este ano por Samuel de Bona (prata), do Grêmio Náutico União/RS, e Diogo Villarinho (bronze), do Minas Tênis/MG, ambos repetindo a colocação de 2013. 

“A prova teve nível forte. O mar estava liso, com temperatura boa. A chegada foi bem disputada. O Villarinho saiu na frente, mas todos usaram a mesma estratégia, se resguardando. Nos últimos 800 metros, a turma apertou e eu consegui controlar o ritmo. Bati na frente por muito pouco”, disse Allan.

A prova de Porto Belo foi seletiva para os 5km do Mundial Junior da modalidade, marcado para o final de agosto, em Israel. Os dois primeiros homens e as duas primeiras mulheres nascidos em 2000, 1999 ou 1998 (14, 15 ou 16 anos completos até 31/12/2014) carimbaram o passaporte. Nesta faixa etária, os nomes que garantiram suas vagas foram Felipe Rizzo, do Curitibano, e Felipe Ribeiro de Souza, da Unisanta, e no feminino, Manuella Ribas Andrade, do Curitibano, e Camila Poso Tribst, do Sesi.

Em 2014, o Campeonato Brasileiro terá seis etapas e a Copa do Brasil, cinco, com ambos terminando em novembro, na Bahia.

Medalhista nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Allan do Carmo é uma referência na maratona aquática brasileira. Além do terceiro colocado nos Jogos Pan-Americanos, Allan tem em seu currículo dois títulos do Campeonato Sul-americano Juvenil, nos 10 km (2005 e 2007), o título dos Jogos Sul-americanos, nos 5 km (2006), o tricampeonato brasileiro (2007,2009 e 2011), vice-campeonato mundial em 2009 e a terceira colocação do Circuito Mundial 2010. O nadador conquistou ainda quatro vezes a mais tradicional prova da Bahia, a Travessia a nado Mar Grande – Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp