Esporte

Corrida Sapiranga: após participantes se perderem, organização reconhece falha

Imagem Corrida Sapiranga: após participantes se perderem, organização reconhece falha
Em nota, a organização da Running Daventura 2014 assumiu erros que fizeram alguns participantes se perderem no trajeto  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 26/05/2014, às 07h13   Lucas Franco (Twitter: @lucasfranco88)



Em nota, a organização da Running Daventura 2014 assumiu os erros, que fizeram alguns participantes se perderem no trajeto, em Reserva de Sapiranga, Praia do Forte, neste sábado (24). Após o desabafo de um participante e o depoimento do diretor de arbitragem da Federação Bahiana de Atletismo, Jorge Augusto, a nota da organização alega que “alguns atletas foram muito rápidos e já haviam se distanciado do perímetro da arena de largada, o que impossibilitou a eles serem comunicados pela nossa organização a retornarem a tempo de terem a chance da relargada”.
“O RUNNING DAVENTURA 2014 é um evento de corrida na natureza que está na sua 6ª edição e é realizado pela DAVENTURA ESPORTES E TURISMO uma empresa certificada pela ABNT/INMETRO em Sistema de Gestão da Segurança e realiza atividades de turismo, ecoturismo esporte e turismo de aventura há 12 anos no mercado. O evento vem sendo planejado desde janeiro/2014 com todo o cuidado e atenção para que ocorresse com qualidade e segurança para todos. A SEGURANÇA do evento foi amplamente planejada e estruturada com o suporte de 3 ambulâncias UTI’s móveis localizadas no Castelo e ao longo do percurso, 6 duplas de resgatistas totalmente capacitados para atuar em ambientes extremos de mata atlântica e deserto, bem como em locais confinados, a Guarda Municipal e a Polícia Militar, com suporte terrestre da 53ª CIPM de Mata de São João, o Esquadrão Águia e o Suporte Aéreo do GRAER. Vale ressaltar que a organização, sempre teve total consciência da sua responsabilidade ao apresentar no mercado baiano um evento vanguardista e inovador que possui características bastante particulares, já que se trata de uma corrida na natureza (trail running) onde o atleta precisa de informação para se planejar e também precisa ter uma maior independência e autonomia, especialmente com relação ao conhecimento do percurso e hidratação. Assim, todas as informações técnicas foram amplamente divulgadas:
1) Croquis de percurso no site oficial e na arena de largada com dados de altimetria, postos de hidratação, placas de km;
2) Previsão de tempos ideais de cada prova e a cada km, distâncias entre postos de hidratação;
3) Regulamento Oficial do evento, com diversas informações, entre elas a recomendação de utilizar mochila de hidratação própria para o percurso de 21 km e a obrigatoriedade para o 42 km.
Ocorreu que, no dia da realização do evento, 24/5, por volta de 5 h da manhã, a equipe de organização, ao se deslocar para o Castelo, verificou a queda de um poste de energia elétrica de alta tensão na via principal que dá acesso à Vila de Praia do Forte, justamente local de passagem de carros de atletas que estavam se deslocando para o evento e principalmente, ponto de passagem dos atletas de 21 km e 42 km.
A obstrução da via gerou uma sequência de contratempos e prejuízos como, tais como: obstrução da própria via de acesso dos atletas do 21 km e 42 km, remobilização de parte da organização na tentativa de resolução do problema, obstrução do acesso de parte dos materiais para montagem da prova com água e gelo, engarrafamento de veículos dos atletas que saíram da Vila e tentavam acessar a largada, 5 das 12 Vans da Organização ficam presas também na Vila, entre outras dificuldades.
Ao identificar o problema e suas consequências, imediatamente, a organização junto aos órgãos competentes, Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Mata de São João iniciou o processo de análise da situação visando garantir a segurança das pessoas envolvidas.
O fato é que após a confirmação da inviabilidade de remoção do poste, a realização da prova estava condicionada ao balizamento de um desvio que foi feito com todos os cones que seriam utilizados na largada da prova, além de que gerou atraso no início do evento. A largada foi realizada às 08:35 h, já que em hipótese alguma seria dada a largada sem a garantia de segurança de todos.
Além disso, também comprometeu o desempenho dos procedimentos planejados de montagem de percurso por parte dos coordenadores técnicos de prova, entre eles os cones da arena de largada foram relocados para o local do poste e uma moto da organização tomou o percurso errado influenciando os atletas da frente a seguirem o mesmo percurso.
Nos primeiros minutos de prova o erro foi detectado. Como em todo esporte, é fundamental garantirmos a integridade e equidade da competição, sendo assim, imediatamente a prova foi parada, iniciando o processo de retorno dos atletas para dar a relargada. Contudo, alguns atletas foram muito rápidos e já haviam se distanciado do perímetro da arena de largada, o que impossibilitou a eles serem comunicados pela nossa organização a retornarem a tempo de terem a chance da relargada. Desta forma, estes atletas realizaram um percurso alternativo de cerca de 30 km para os maratonistas e 10 km para os meia-maratonistas.
A organização assume total responsabilidade pelo erro da largada, desde já, pede sinceras desculpas pelo ocorrido e apresenta seu posicionamento para minimizar os transtornos ocorridos:
1) Criação de um ranking alternativo que premiará os atletas que correram os percursos reduzidos: 10 km (21K) e 30 km (42K).
2) Para os atletas que não realizaram a largada oficial (segunda largada) será dada a opção de ressarcimento do valor de inscrição pela maratona (42 km) e meia maratona (21 km);
3) Fazemos questão que todos os atletas que não fizeram a largada oficial (segunda largada) estejam presentes no RUNNING DAVENTURA 2015. Para tanto, serão nossos convidados especiais e receberão uma cortesia do evento.
Assim, estamos certos de que nos mantemos alinhados com os nossos valores de ética, transparência, respeito, espírito esportivo e comprometimento com a nossa missão de ajudar no desenvolvimento da qualidade de vida do ser humano.
Desde já reforçamos o nosso apreço e respeito a todos os Atletas, Patrocinadores, Parceiros, Colaboradores e Amigos que fizeram do RUNNING DAVENTURA 2014 um evento de muita energia e superação!", contextualiza a nota.

Publicada no dia 25 de maio de 2014, às 15h38

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp