Esporte

Astro francês deve estrear pelo Vasco contra o Bahia; entenda

Daniel Ramalho/Vasco
Na manhã de hoje, o meio-campista desembarcou na cidade e prontamente vestiu a camisa do Vasco  |   Bnews - Divulgação Daniel Ramalho/Vasco

Publicado em 16/08/2023, às 12h46   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

Dimitri Payet encontra-se atualmente no Rio de Janeiro. Na manhã de hoje, o meio-campista desembarcou na cidade e prontamente vestiu a camisa do Vasco, ainda no Aeroporto do Galeão, onde teve seu primeiro encontro com torcida cruzmaltina. Após esse momento, Payet dirigiu-se ao hotel e, ao longo desta quarta-feira (16), passará por exames médicos. Os torcedores vascaínos estão ansiosos por saber quando poderão vê-lo em ação.

Uma vez aprovado nos exames, Payet oficializará o contrato definitivo, válido até julho de 2025. No entanto, a inscrição para participar do Campeonato Brasileiro demandará mais tempo, devido à sua maior complexidade em comparação à inscrição de atletas sul-americanos recentemente contratados pelo Vasco.

O processo de documentação de Payet implica na obtenção do CPF e certidões de antecedentes criminais em todas as instâncias. Posteriormente, o clube solicitará a publicação do pedido de visto do jogador no diário oficial. Ao contrário dos jogadores dos países vizinhos, nos quais o Vasco consegue agilizar o processo no Rio devido ao acordo do Mercosul, a liberação para o meia francês requer aprovação pelo Ministério da Justiça e do Trabalho, o que exige que o clube se desloque até Brasília, um procedimento que levará alguns dias.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A meta é agilizar o processo e tentar efetuar a inscrição até 25 de agosto, uma sexta-feira, véspera do embate contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Contudo, é improvável que todos os trâmites documentais estejam concluídos a tempo. Assim, por precaução, o planejamento visa garantir que tudo esteja em ordem para sua disponibilidade no jogo contra o Bahia, agendado para 3 de setembro, na Arena Fonte Nova. O Vasco tem a opção de realizar substituições na lista de inscritos do Brasileirão até 15 de setembro.

Diante deste cenário, Payet está focado em sua preparação física no Vasco. Seu último jogo pelo Olympique de Marselha ocorreu em 14 de maio. Aos 36 anos, há certa preocupação em relação à sua condição física, uma vez que teve poucas aparições este ano (11 jogos, 4 como titular). Sua decisão de deixar o Olympique foi influenciada pelo seu reduzido tempo de jogo. Contudo, aqueles que o acompanharam nos últimos anos acreditam que o meio-campista não levará muito tempo para estar apto.

Independentemente disso, após a conclusão dos exames médicos e a assinatura do contrato, Payet se integrará ao elenco do Vasco nesta semana para dar início aos treinamentos sob a orientação do técnico Ramón Díaz, enquanto aguarda a regularização para fazer sua estreia pelo clube.

No domingo seguinte, está previsto o segundo encontro de Payet com a torcida, no Maracanã, durante o confronto contra o Atlético-MG, às 11h. O Vasco recorreu à Justiça para utilizar o estádio, obteve autorização, porém, o Flamengo contestou e o recurso será redistribuído nesta quarta-feira. O clube está otimista em relação a uma decisão favorável que permitirá o início da venda de ingressos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp