Esporte

Atleta portuguesa é suspensa por se recusar a fazer teste de verificação de sexo; entenda

Ilustrativa/Freepik
Segundo a atleta portuguesa, as normas do país que é residente não exige este tipo de exame  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Freepik
José Gabriel

por José Gabriel

Publicado em 24/10/2025, às 08h47



A nadadora portuguesa Hannah Caldas, de 47 anos, foi suspensa pela Federação Internacional de Natação (Word Aquatics), após se recusar a fazer um teste de verificação de sexo. A atleta ficará de fora dos campeonatos até 2030 e terá seus resultados anulados em competições entre junho de 2022 e outubro de 2024.

Segundo o jornal O Globo, a exigência do exame foi feita antes de Hannah competir no Masters World Championships de 2024, na categoria sênior feminina. A Federação solicitou o teste cromossômico, conforme as suas regras de política de gênero, após a nadadora apresentar um atestado de nascimento que a identifica como mulher.

Além da natação, Hannah Caldas também se destaca no remo indoor e crossfit, onde detém títulos e recordes mundiais. Para o jornal português "A Bola", a atleta portuguesa, que mora nos Estados Unidos, explicou que não atendeu ao pedido da entidade porque o país em que reside não exige testes genéticos para eventos esportivos.

Ela ainda afirmou que compreende e aceita as consequências, mas prefere "proteger suas informações médicas mais íntimas". Hannah também disse que sua decisão é em defesa de outras atletas mulheres.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)