Esporte

Atlético-MG é punido pelo STJD e tem Arena MRV interditada; saiba mais

Pedro Souza / Atlético
Apesar da punição, Galo tentará reverter interdição da Arena MRV  |   Bnews - Divulgação Pedro Souza / Atlético
Cadastrado por Tácio Caldas

por Cadastrado por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 12/11/2024, às 15h27 - Atualizado às 15h57



O Clube Atlético Mineiro (CAM) é o atual vice-campeão da Copa do Brasil e viu sua torcida fazer uma bonita festa na Arena MRV no último domingo (10). Apesar disso, incidentes no decorrer e após a partida trouxeram problemas para o Galo. Isto porque o Superior Tribunal de Jusiça Desportiva (STJD) puniu o clube com a interdição do seu estádio, a Arena MRV.

DEFIRO a liminar para determinar a interdição imediata da ARENA MRV, com a transferência dos jogos do Clube Atlético Mineiro SAF, na condição de mandante, para praça desportiva diversa, com portões fechados. A medida estará em vigor até que ocorra a comprovação, pelo clube, da adoção de medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança adequada na Arena MRV, ocasião em que a medida será objeto de nova deliberação pelo Pleno deste Tribunal", diz parte da decisão do STJD.

Por conta disso, o Galo terá de buscar uma outra praça esportiva para atuar nos próximos jogos do Brasileirão Série A, com portões fechados. Em Minas Gerais há dois espaços: o Mineirão, usado pelo maior rival, o Cruzeiro, e a Arena Independência, do América-MG. Vale lembrar que o time mineiro tem o prazo de dois dias para se manifestar ao STJD.

O Galo entende que não teve oportunidade de exercer direito de defesa e fará um pedido para que o Tribunal Pleno da Corte reconsidere a sua decisão. "O pedido será fundamentado em tudo que foi e está sendo feito pelo Galo em relação à segurança da Arena MRV", diz um trecho do comunicado do time mineiro.

ENTENDA

A decisão do STJD cita várias provas em documento e vídeos dos incidentes ocorridos durante e após a final da Copa do Brasil 2024. Objetos foram arremessados ao vampo, bombas e até um fotógrafo foi atingido dentro do campo. Apesar disso, nenhuma multa foi estabelecida contra o time mineiro.

Vale lembrar que o Galo ainda será ainda julgado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). De acordo com o artigo art. 74, § 1 do Regulamento Geral de Competições, o Atlético-MG, caso seja punido, precisará mandar suas partidas em uma distância de 100 km da praça esportiva que fora interditada ou até com a perda de mando de campo.

PRÓXIMOS JOGOS

Os próximos jogos do CAM pela Série A serão "pedreiras". O primeiro deles será contra o Flamengo, nesta quarta-feira (13), às 20h, em jogo válido pela 17ª rodada, mas a partida será no Maracanã. Dentro do seu mando de campo, as coisas não mudam. Após essa partida, o Galo vai enfrentar o Botafogo, Juventude e Athletico-PR, pelas 34ª, 36ª e 38ª rodada, respectivamente.

A diretoria do time mineiro ainda não definiu onde mandará os jogos. Existe a expectativa de reverter o cenário, mas, como sobredito, há outras praças esportivas que podem ser usadas pelo CAM: o Mineirão e a Arena Independência.

Assista ao Arena BNews da última segunda-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp