Esporte

No sufoco, Bahia derrota Caxias nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

Tiago Caldas /EC Bahia
Apesar de erros táticos, Bahia supera o Caxias e avança para a próxima fase da Copa do Brasil  |   Bnews - Divulgação Tiago Caldas /EC Bahia

Publicado em 12/03/2024, às 23h01   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Esporte Clube Bahia não conseguiu impor sua qualidade técnica durante os 90 minutos e, após virar o placar, acabou empatando por 2 a 2 o Caxias na noite desta terça-feira (12), no Centenário, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. Com tudo igual no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, com o Esquadrão de Aço garantindo a vaga por 6x5. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Mesmo com os gols de Cauly e Thaciano no tempo regulamentar, o Esquadrão de Aço só avançou após se sair vitorioso na disputa de penalidades, mantendo a sequência de invencibilidade de sete jogos da equipe comandada por Rogério Ceni que, disputando três competições simultaneamente, não perde uma partida desde o clássico contra o Vitória, em 18 de fevereiro. 

Primeiro Tempo: 

O Bahia começou dando susto para a sua torcida e, aos 4 minutos da etapa inicial, após uma cobrança de escanteio da equipe gaúcha, a bola bateu no volante do Esquadrão Caio Alexandre, e foi parar nas redes do goleiro Marcos Felipe. 

Apesar do conturbado início de partida, o Bahia não deu espaço para o Caxias e pressionou a meta de Fabian Volpi. 

Após jogada de Victor Cuesta, o zagueiro encontra um passe entre as linhas da defesa da equipe gaúcha para Cauly, que na entrada da grande área, domina e finaliza antes da chegada da marcação. A bola vai no canto direito, sem chances para o goleiro, empatando a partida aos 19 minutos da etapa inicial. 

Dominando as ações táticas, o Bahia continuou pressionando o Caxias e, aos 39 minutos, conseguiu a virada nos pés do atacante Thaciano que, após passe de Everaldo, estufa as redes da equipe gaúcha.

Segundo Tempo: 

Com o resultado a seu favor, o Bahia cadenciou o jogo na segunda etapa, recebendo cartões amarelos por “atrasar” a partida, que ficou bastante truncada. Melhor que a equipe gaúcha, o Esquadrão de Aço não chegou a tomar sustos, mas também não criou jogadas de perigo. 

Em meio aos erros táticos e vacilos da equipe do Bahia, o Caxias buscou o resultado e, aos 43 minutos do segundo tempo, conseguiu após cruzamento pelo lado direito do Esquadrão de Aço, levando a decisão para os pênaltis. 

Pênaltis: 

Após o empate no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. A equipe gaúcha abriu as cobranças com o lateral Marcelo Ferreira, que desperdiçou a penalidade, acertando no travessão do goleiro Marcos Felipe. A primeira penalidade da equipe do Bahia foi de Everaldo, que acertou a cobrança.

Na segunda cobrança do Caxias, o atacante Robinho voltou a desperdiçar a penalidade. Santiago Arias foi o segundo jogador do Esquadrão de Aço acionado para as penalidades, mas diferente de Everaldo, desperdiçou a cobrança. 

Na terceira penalidade da equipe gaúcha, o lateral Dudu Mandai converteu a primeira cobrança para o Caxias. Já a terceira cobrança da equipe tricolor foi do lateral esquerdo Luciano Juba, que também convertou a penalidade. 

A quarta cobrança do Caxias foi do meia Vitor Feijão, que converteu. Já para o Bahia, o volante Yago Felipe desperdiçou a chance de manter o Esquadrão na frente do placar. 

Na quinta cobrança da equipe do Caxias, o atacante Álvaro converteu a penalidade. Para o Bahia, Cauly cobrou a quinta cobrança e converteu, mantendo a disputa nas cobranças alternadas. 

Na primeira cobrança alternada, o meia David Lustosa converteu para o Caxias. Biel cobrou para o tricolor e também converteu. Na sequência, o volante Pedro Cuiabá tornou a abrir vantagem para os gaúchos. Everton Ribeiro, tornou a deixar tudo igual para o Esquadrão. 

A próxima penalidade da equipe do Caxias foi desperdiçada pelo zagueiro Denílson. Com a responsabilidade de classificar o Esquadrão de Aço, Víctor Cuesta cobra o pênalti e garante a vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Final: Caxias 5x6 Bahia.

Próximo desafio: 

O Esporte Clube Bahia volta a campo no próximo sábado (16) para enfrentar o Jequié na Arena Fonte Nova, em partida válida pela semifinal do Campeonato Baiano. No primeiro confronto entre as equipes, o Esquadrão de Aço venceu por 1x0. 

Ficha Técnica 

Caxias 1 x 2 Bahia - Segunda Fase da Copa do Brasil  

Estádio: Estádio Centenário 

Escalação do Caxias: Fabiano Volpi, Marcelo Ferreira, Denílson, Cézar, Dudu Mandai, Barba (Pedro Cuiabá), Emerson Martins (Robinho), Tomas Bastos (David Lustosa), Elyeser (Álvaro), Vitor Feijão, Gabriel Silva (Geilson). Técnico: Argel Fuchs. 

Escalação do Bahia: Marcos Felipe, Santiago Arias, Kanu, Víctor Cuesta, Rezende (Luciano Juba), Jean Lucas, Everton Ribeiro, Caio Alexandre (Yago Felipe), Cauly, Everaldo, Thaciano. Técnico: Rogério Ceni. 

Gols:

  • Caio Alexandre (Contra - Caxias): 4 minutos do primeiro tempo 
  • Cauly (Bahia):  19 minutos do primeiro tempo 
  • Thaciano (Bahia): 39 minutos do primeiro tempo 
  • Robinho (Caxias): 43 minutos do segundo tempo

Cartões Amarelos: 

  • Kanu (Bahia): 16 minutos do primeiro tempo 
  • Vitor Feijão (Caxias): 46 minutos do primeiro tempo 
  • Santiago Arias (Bahia): 48 minutos do primeiro tempo 
  • Marcos Felipe (Bahia): 14 minutos do segundo tempo 
  • Caio Alexandre (Bahia): 15 minutos do segundo tempo
  • Marcelo Ferreira (Caxias): 35 minutos do segundo tempo 
  • Robinho (Caxias): 38 minutos do segundo tempo 
  • Rezende (Bahia): 38 minutos do segundo tempo 

Cartões Vermelhos: 

Nenhum jogador recebeu cartão vermelho. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp