Esporte
por Tácio Caldas com contribuições de Alex Torres e Luiz Guilherme
Publicado em 11/11/2024, às 19h12
O Estádio Manoel Barradas, o Barradão, é uma das senão a maior alegria da torcida do Esporte Clube Vitória. O santuário do Rubro-Negro não só mudou a vida das pessoas que residiam e residem em Canabrava, bairro de Salvador, como do próprio clube. Mas antes de chegar nesse patamar, há uma história a ser contada.
Ver essa foto no Instagram
Construido em um terreno doado por Clériston Andrade, então prefeito da capital baiana. Para a construção do espaço também houve um apoio financeiro do Governo do Estado gerido, à época, por João Durval Carneiro.
A praça esportiva passou por dois períodos de inauguração e com altos valores de investimentos. Em um primeiro momento, em 1986, o estádio foi construído como um centro de treinamento e custou 46 milhões de cruzados. Cinco anos depois, em 1991, após uma ampla reforma visando receber jogos que custou 100 milhões de cruzeiros, o Leão da Barra finalmente tinha uma casa para chamar de sua.
Ver essa foto no Instagram
Nos dois momentos houveram jogos de inauguração, ambos terminaram empatados. Em 1986, contra o Santos de Pelé, o jogo acabou 1 a 1. Já em 1991, contra o Olímpia que era o atual campeão da Libertadores, a partida terminou com o mesmo placar.
A partir de então uma hegemonia no futebol baiano tinha início. O Vitória passou a conquistar mais títulos estaduais, regionais e até passou a pleitear titulos nacionais. Foram mais títulos em duas décadas do que o clube já tinha conquistado, à época, em seus então 90 anos de fundação.
Ver essa foto no Instagram
De lá para cá, o Colossal chegou à marca de 30 títulos estaduais, quatro regionais - reconhecidos pela CBF - e quatro vice-campeonatos nacionais (1992, 93, 2006 e 2010). A lista de títulos nacionais foi rompido após a conquista histórica do Campeonato Brasileiro Série B de 2023, que veio com duas rodadas de antecedência.
NOME
O nome do estádio foi em homenagem ao sogro de João Durval Carneiro, então governador da Bahia em 1986. Manoel Barradas foi um ex-presidente e conselheiro do clube com grandes serviços prestados ao Leão.
MILÉSIMO GOL DO VITÓRIA NO BARRADÃO
O gol de número 1.000 do Barradão ocorreu no dia 29 de abril de 2009 no duelo Vitória x Atlético-MG pela Copa do Brasil 2009. O tento foi marcado por Neto Baiano, ídolo da torcida do Vitória e foi o terceiro do Leão na vitória por 3 a 0 contra os mineiros. O gol foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo.
Ver essa foto no Instagram
JOGOS HISTÓRICOS
Não poderia faltar os maiores jogos do Vitória no Barradão. A equipe do Arena BNews separou o top-10 dos principais jogos e vitórias do Colossal na história do Barradão.
JOGO - ANO - PLACAR
Esses 10 jogos tem seu valor na história do Barradão e do Vitória pelos mais distintos fatores. Os dois primeiros, como sobredito foram os duelos de inauguração e reinauguração do Barradão. O terceiro e o quarto são marcantes não só pelo jogo, mas também pela defesa de Fábio Costa em um pênalti e pelo recorde de público total no Estádio Manoel Barradas, de 51.200.
Na lista também constam respectivamente as partidas do acesso para a Série A após a primeira queda à Série C e da final histórica da Copa do Brasil. Além desses jogos também aparecem a partida do retorno à Série A após duas temporadas longe da eleite nacional. Fecham a lista os jogos históricos que culminaram nas recentes conquista do Vitória.
Contra o Brasil de Pelotas, o Vitória garantiu a classificação para a segunda fase da Série C, enquanto contra o Sport, o Leão da Barra comemorou o seu primeiro título brasileiro e o seu novo retorno à Série A novamente após uma queda para a Série C. Fecha a lista a virada história do Vitória em cima do seu maior rival no jogo de ida das finais do Campeonato Baiano de 2024, que garantiu o 30º título estadual ao Colossal.
Assista ao Arena BNews dessa segunda-feira (11):
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Bom e Barato
melhor câmera
Super descontos
linda caixa de som