Esporte

BaVi: Súmula do clássico detalha expulsões e relata objetos jogados no campo

Victor Ferreira / EC Vitória
Súmula do árbitro Diego Pombo Lopez detalha ocorrências no BaVi  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / EC Vitória
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 19/02/2024, às 17h14


FacebookTwitterWhatsApp

Domingo foi dia de festa para as torcidas de Bahia e Vitória, mas apenas uma dormiu de cabeça tranquila. Este foi o caso dos torcedores rubro-negros que viram o seu time vencer o primeiro clássico de 2024, o BaVi 494, válido pela 7ª rodada do Baianão. O Vitória venceu de forma contundente e emocionante por 3 a 2 o maior rival, em um jogo agitado e com polêmicas dentro e fora de campo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Essas polêmicas não passaram desapercebidas e foram parar na súmula da arbitragem do juiz Diego Pombo Lopez. No documento, o árbitro destacou o arremesso de objetos no campo em direção aos jogadores do Bahia. Entre os itens estavam copos, moedas e até sandálias. Lopez também falou das expulsões ocorridas no confronto, que geraram discussão entre as torcidas dos clubes baianos após o clássico.

Informo que, aos 16 minutos do 1º tempo, após a marcação de um gol da equipe do Bahia, foram arremessados no campo de jogo um copo com água e 01 par de sandálias em direção aos jogadores do Bahia, não atingindo ninguém. Os objetos foram arremessados do local onde se encontrava a torcida do EC Vitória. Aos 23 minutos do segundo tempo, o goleiro do EC Bahia SAF reclamou de ser atingido por uma moeda, arremessada do local onde se encontrava a torcida do EC Vitória", relata Lopez na súmula da partida.
Foto: Divulgação / FBF
Foto: Divulgação / FBF

Expulsões

No segundo tempo da partida, quando já haviam sido superados 26 minutos da etapa final, o jogador do Bahia Rezende foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Pouco tempo depois, o meia Jean Lucas também foi expulso após ser flagrado pelo árbitro tentando desferir um pontapé contra o volante Rodrigo Andrade, do Vitória.

"Expulsei do campo de jogo, decorrente do segundo cartão amarelo, o atleta citado [Rezende] por dar uma entrada temerária na disputa da bola no seu adversário. Após a expulsão, o mesmo saiu do campo de jogo sem maiores problemas. Expulsei do campo de jogo o atleta citado [Jean Lucas] com cartão vermelho direto, por desferir um pontapé no seu adversário com uso de força e fora da disputa da bola. Afirmo ainda que o atleta expulso saiu de do campo de jogo sem maiores problemas", escreveu Diego Pombo Lopez na súmula da partida.

Foto: Divulgação / FBF
Foto: Divulgação / FBF

Complicações

Pelo lado do Vitória, os objetos arremessados podem levar o clube baiano a perder mando de campo durante o campeonato estadual de 2024 ou posterior. Isso porque o caso pode ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em caso de punição, o Vitória pode perder mandos de campo, jogar de portões fechados ou até simplesmente ser multado.

Já pelo lado do Bahia, os dois atletas não poderão atuar com a camisa tricolor na próxima rodada do Campeonato Baiano de 2024. O caso fica mais complicado para o caso de Jean Lucas que, por conta da agressão, também pode ser julgado pelo STJD e ficar de fora de algumas partidas do Esquadrão. Se a sanção for mais branda, o atleta pode cumprir só a suspensão automática e ser multado, por exemplo.

Assista ao Arena BNews desta segunda-feira (19):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp