Esporte

'Brasil é Sul', ''vocês são lixo': Sport denuncia xenofobia

Rafael Bandeira/SCR
Direlção do Sport vai levar caso à Confederação Brasileira de Futebol  |   Bnews - Divulgação Rafael Bandeira/SCR

Publicado em 25/05/2023, às 15h23   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A direção do Sport denunciou um caso de xenofobia por parte da torcida do Criciúma após a partida da última quarta-feira, no Heriberto Hülse, vencida pelos donos da casa por 1 x 0, na Série B. Segundo o vice-presidente do clube, Augusto Carreras, o clube tem imagens claras de xingamentos contra jogadres e comissão.

A súmula da partida, no entanto, não traz os xingamentos, mas Augusto Carreras afirma que o clube comunicou Guilherme dos Santos Gomes, delegado da partida, ainda durante o campo. O Leão tem as imagens para provar os gritos e também identificar os torcedores. Segundo o GE, alguns dos termos ditos pela torcida do Criciúma passam por: “Brasil é Sul”, “vocês são lixo” e “vão embora”.

“A gente fica triste. Nos tempos de hoje ver situação de xenofobia. A gente cobra postura no exterior e aqui a gente não dá o exemplo. Sei que isso não é uma posição do povo de Criciúma, é um povo que sempre nos recebe muito bem aqui, é carinhoso, respeitoso. Mas não podemos deixar de registrar que alguns torcedores ainda se comportam dessa forma, com preconceito de região, de cidade, o que a gente conhece no código penal como xenofobia”, disse Carreras após a partida. 

O Leão volta a campo neste domingo (28), contra o ABC, na Ilha do Retiro, às 18h, em compromisso válido pela nona rodada da competição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp