Esporte

Brasileirão 2025 será antecipado e CBF define data para início da Série A; confira

Rafael Rodrigues/EC Bahia
Por conta do Super Mundial de Clubes da Fifa, Brasileirão 2025 será antecipado para março  |   Bnews - Divulgação Rafael Rodrigues/EC Bahia
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 10/11/2024, às 11h18



Conforme as últimas notícias já antecipavam, o Campeonato Brasileiro de 2025 começará mais cedo na próxima temporada. Por conta do Super Mundial de Clubes da Fifa, a Série A terá início no dia 29 de março, um sábado, data de aniversário da cidade de Salvador.

O calendário da próxima temporada será publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta segunda-feira (11), segundo informações do ge.globo. Anteriormente, o Brasileirão iniciava em meados do mês de abril.

O novo calendário da CBF para 2025 foi aprovado pela Comissão Nacional de Clubes, composto pelos presidentes de Fluminense, Atlético-GO, Fortaleza, São Paulo e Internacional. A maioria das federações estaduais também aprovou as mudanças, exceto a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Não é razoável que em novembro se decida que os campeonatos comecem no dia 8 de janeiro. Os jogadores se planejam, viajam de férias com suas famílias. Não seria ruim para São Paulo, seria ruim para o futebol brasileiro. Qual é a solução ideal? Precisamos discutir, clubes e federações, todos juntos, com a CBF”, questiona Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, em entrevista ao ge.globo.

Quatro clubes brasileiros da primeira divisão estão na disputa do Mundial: Flamengo, Fluminense, Palmeiras, e o futuro campeão da Libertadores 2024 (Atlético-MG ou Botafogo).

❓  Quais serão as mudanças:

  • Antecipação de um mês para o início do Campeonato Brasileiro, de abril para março;
  • Antecipação do início dos Estaduais para primeira semana de janeiro (geralmente começavam a partir da segunda semana);
  • Paralisação do Brasileirão durante a disputa do novo Super Mundial de Clubes da Fifa.
Taça do Brasileirão
Taça do Brasileirão - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com esse novo desenho do calendário, os Estaduais começariam na semana dos dias 7 e 8 de janeiro e manteriam as mesmas 16 datas. Contudo, tendo que ocupar menos datas durante o ano, e precisando encerrar antes da Data Fifa de março.

A proposta foi elaborada pela diretoria de competições e teve o apoio do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Durante a paralisação do Brasileirão, para disputa do Mundial, a entidade prevê que os demais clubes poderão fazer inter-temporada, excursões ou mesmo dar férias a seus jogadores.

🎥  Assista abaixo o programa Arena BNews, edição desta sexta-feira (08):

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp