Esporte

Cade investiga possível fraude na venda de direitos de transmissão de futebol

Felipe Oliveira/EC Bahia
As empresas analisadas são conhecidas no mercado e já negociaram com emissoras como Globo, Band  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira/EC Bahia

Publicado em 05/02/2022, às 18h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu uma investigação, na última quinta-feira (3), em inquérito por uma suposta formação de cartel na venda de direitos de transmissão de eventos de futebol entre 2008 e 2017. Segundo reportagem da Istoé, as empresas analisadas são conhecidas no mercado e já negociaram com emissoras como Globo, Band e outras gigantes de comunicação esportiva nacional.

Boa parte dos investigados são executivos ou funcionários com passagens pelas empresas. De acordo com a reportagem, todos serão intimados para dar explicações em até 30 dias. Segundo o Cade, o cartel direcionava especialmente “o mercado o mercado internacional de aquisição de direitos de mídia esportiva e outros direitos associados a eventos esportivos e de fornecimento de serviços relacionados de consultoria ou aconselhamento, com potenciais efeitos no Brasil”.

Leia também:Com elenco do folga, Dinei treina e se aproxima do retorno no Vitória

O Cade afirma ter indícios de ilegalidades em algumas vendas. Empresas como essas venderam a Copa América (Dentsu) e UFC (IMG) para a Globo, tal como comercializou a internacionalização do Brasileirão (MP & Silva) com o canal. A ESPN, por exemplo, acertou os direitos de transmissão do Campeonato Italiano com a IMG. Já o Campeonato Francês contou com a Infront junto à ESPN.

As investigações iniciais apontam que há indícios de “prática de conduta anticompetitiva consistentes em coordenar preços e lances de torneios; dividir mercado, por meio de apresentação de propostas de cobertura, abstenções de competir e acordos anticompetitivos para apresentação conjunta de lances”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp