Esporte

Campeão da Sul-Americana está entre os adversários do Vitória na competição, mas histórico dos outros não assusta

Divulgação
O Vitória conheceu os primeiros adversários na competição continental no sorteio desta segunda-feira (17)  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 18/03/2025, às 11h11



A Conmebol realizou o sorteio dos grupos da copa Sul-Americana, na noite desta segunda-feira (17), e o Vitória conheceu os primeiros adversários na competição continental. O Rubro-Negro baiano integra o grupo B e enfrentará na primeira fase Defensa y Justicia, Universidad Católica-EQU e Cerro Largo.

Entre os adversários sorteados, o que tem melhor desempenho na competição é o Defensa y Justicia que foi campeão em 2020. Por outro lado, no ano passado, o clube argentino foi eliminado ainda na fase de grupos, o que por sinal, é o melhor aproveitamento do Cerro Largo, feito registrado em 2024.

Fechando o grupo, a Universidad Católica, do Equador, apesar de menos conhecido que o xará do Chile, tem presença constante na Sul-Americana. Foram nove participações, sendo a melhor campanha em 2019, quando chegou às oitavas de final. No ano passado, por pouco o feito não se repetiu, já que a eliminação aconteceu nos playoffs.

  • Como funciona e qual o regulamento da Sul-Americana?

Os times jogam entre si nos grupos em jogos de ida e volta. Apenas o primeiro colocado de casa grupo se classifica para as oitavas de final. Os segundos colocados de cada grupo formam uma chave para enfrentar os eliminados da Libertadores (os terceiros de cada grupo) nos playoffs. Quem vencer, avança para os já classificados da Sul-Americana nas oitavas em busca da premiação milionária da competição. 

  • Quando começam os jogos da Sul-Americana?

As datas dos primeiros confrontos ainda serão divulgadas, mas os mando de campo foram revelados e o Leão vai estrear dentro de casa, quando encara a Universidad Católica, no Barradão. A partida deve ser realizada entre os dias 1, 2 e 3 de abril. Depois, enfrenta o Defensa y Justicia, na Argentina, dia 8, 9 ou 10 do mesmo mês, e finaliza a primeira parte da fase de grupos contra o Cerro Largo, no Barradão, em 22, 23 ou 24 de abril.

Os jogos de volta acontecem em segiuda. A rodada 4 reserva Vitória x Defensa y Justicia no Barradão, em partida que pode ser disputada dias 6, 7 ou 8 de maio. Na 5, o Leão enfrenta o Cerro Largo no Uruguai, entre os dias 13 e 15. Por fim, em 27, 28 ou 29 de maio, o Rubro-Negro encerra a fase de grupos diante do Universidad Católica, no Equador.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp