Esporte

CBF avança em projeto de Fair Play Financeiro com apoio do Bahia; saiba detalhes

Rafael Ribeiro / CBF
O presidente da CBF, Samir Xaud, comemorou a adesão dos clubes para discutir o tema  |   Bnews - Divulgação Rafael Ribeiro / CBF
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 18/06/2025, às 09h06



Com apoio do Bahia e de outros 27 clubes, a CBF anunciou na terça-feira (17) que iniciará o trabalho para a implementação do Fair Play Financeiro no futebol brasileiro. O movimento teve também adesão de oito federações.

O Grupo de Trabalho (GT) instaurado entregará, em 90 dias após o primeiro encontro, a proposta final do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF) - nome "oficial" da política financeira a ser instaurada.

Confira os inscritos:

  • Série A: Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport e Vasco.
  • Série B: América, Athletico, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Ferroviária, Goiás, Grêmio Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda.
  • Federações: Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

O projeto terá a coordenação do vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul. O presidente da entidade, Samir Xaud, comemorou a adesão dos clubes ao grupo de estudos.

“Nossa gestão será marcada por enfrentar com seriedade os problemas estruturais do nosso futebol. E, para isso, é fundamental criar um ambiente mais equilibrado e responsável financeiramente. Esse engajamento mostra que estamos no caminho certo: construindo juntos um futebol mais sólido e sustentável”, disse Xaud.

A CBF fará reuniões com consultores técnicos independentes para completar a criação do GT. Todos os clubes que manifestaram interesse serão inscritos no Grupo de Trabalhos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)