Esporte

CBF não pretende estender datas do Brasileirão para o próximo ano, diz presidente

Lucas Figueiredo / CBF
Ednaldo Rodrigues afirmou que o Brasileirão 2024 deve terminar na data prevista, em dezembro  |   Bnews - Divulgação Lucas Figueiredo / CBF
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 16/05/2024, às 08h13



Após confirmar a paralisação da Série A do Campeonato Brasileiro na noite da quarta-feira (15), o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que a competição não deve ser estendida para além de dezembro, mês previsto para a última rodada.

“Não pensamos em estourar. O objetivo é terminar o calendário em 2024. Senão, impacta ainda mais no calendário de 2025, que já está bastante cheio”, disse o presidente da CBF em entrevista ao portal ge.

No próximo ano, ao menos três clubes brasileiros vão disputar o Mundial de Clubes da Fifa nos EUA entre junho e julho. Esse número pode subir a quatro se Grêmio, Botafogo, São Paulo ou Atlético-MG conquistarem a Libertadores deste ano.

Ednaldo Rodrigues disse ainda que tomou a decisão de paralisar o Campeonato Brasileiro deste ano por "democracia". A CBF ouviu os 20 clubes da Série A e 15 deles decidiram parar. Outros cinco não responderam.

Ainda segundo Ednaldo, a decisão de paralisar temporariamente o Brasileirão foi motivada pela “democracia”. 15 dos 20 clubes da Série A se manifestaram a favor da paralisação em razão das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

“É a democracia. Temos que trabalhar ouvindo todos os clubes, todas as federações estaduais. Agora, neste contexto, a CBF vai fazer uma engenharia criteriosa para que possamos amenizar a sobrecarga de jogos para os clubes”, afirmou.

“Vamos fazer tudo o que for possível para não trazer nenhuma consequência maior para os clubes. O objetivo é que tenham rendimento técnico para representar bem nosso país nas competições internacionais”, concluiu.

SUSPENSÃO

Em decisão divulgada na quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu as duas próximas rodadas da Série A. Dessa forma, os dois próximos finais de semana não terão jogos da principal divisão do futebol nacional.

Com exceção dos jogos envolvendo clubes gaúchos, as demais competições, como Série B, C e D, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Brasil, estão com seus jogos mantidos na programação oficial da CBF.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp