Esporte

CBF retoma tática 'amadadora' na Copa do Brasil; entenda

Divulgação / Ascom
Decisão da CBF revolta clubes brasileiros que podem participar da competição  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ascom

Publicado em 28/12/2022, às 12h44 - Atualizado às 12h45   Osvaldo Barreto



A CBF apelou para uma fórmula antiga e não prevista no regulamento da Copa do Brasil para definir a última vaga para competição em 2023. Criciúma e Guarani estão empatados em número de pontos no ranking de clubes da entidade, justamente na posição que concede a última vaga para o torneio. Nesse cenário, a decisão da direção da entidade é de realizar um sorteio para definir qual deles fica com a vaga.

“Diante desse ponto omisso no regulamento (…), considerando os critérios de justiça, isonomia e para assegurar maior segurança jurídica, a CBF decidiu realizar um sorteio entre o Criciúma e o Guarani para definir o clube que ficará com a 10ª vaga pelo RNC (ranking nacional de clubes)", disse a entidade em comunicado.

Em situações "normais", o ranking da CBF é utilizado para dar vagas aos 10 melhores times ainda não classificados  por outros critérios. Com a decisão extraordinária, os clubes se manifestaram contrários à decisão da entidade. 

Posição do Criciúma

“O Criciúma Esporte Clube reafirma a sua legitimidade na classificação via Ranking Nacional dos Clubes (RNC), para disputar a Copa do Brasil em 2023. O clube reitera o inconformismo com a possibilidade de decisão via sorteio e reforça a atuação e vigilância constante, para que os resultados obtidos legalmente dentro de campo, acarretando a pontuação atingida no ano de 2022, sejam respeitados”, disse o clube catarinense em nota oficial.

Posição do Guarani

“O Guarani Futebol Clube informa que irá jogar a Copa do Brasil 2023! Durante a temporada 2022, o Guarani garantiu no campo a sua vaga para a competição, tanto pelo Campeonato Paulista, terminando em 7⁰ lugar, como também pelo ranking da CBF”, disse o clube paulista. 

A CBF ainda não informou data e horário do eventual sorteio. A entidade também já anunciou que vai mudar os critérios de classificação para a Copa do Brasil de 2024, usando apenas os rankings das federações estaduais para definir quais estados têm direito a mais vagas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp