Esporte

CBF sugere realização de final da Libertadores 2024 em lugar inusitado; saiba onde

Divulgação/Conmebol
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues apresentou argumentos ao presidente da Conmebol  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Conmebol
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 26/10/2023, às 11h38 - Atualizado às 12h42


FacebookTwitterWhatsApp

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu não se candidatar a receber as finais da Libertadores. Segundo o portal Uol, a entidade fez a uma proposta à Conmebol de realizar a decisão do torneio nos Estados Unidos no próximo ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Vale lembrar que as equipes americanas não disputam a Libertadores, e sim a Copa dos Campeões da CONCACAF.

De acordo com a reportagem, a ideia foi exposta por Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, agora em outubro. Além disso, a confederação formalizou a sugestão em documento à entidade sul-americana.

Foi uma resposta a uma consulta que a Conmebol fez às federações nacionais sobre quem gostaria de apresentar candidatura para a final da Sul-Americana e Libertadores. Foi o primeiro passo do processo de escolha do local dos dois jogos.

A CBF sabia que não receberia a final da Libertadores em 2024 já que o Maracanã será a sede da decisão deste ano, no dia 4 de novembro, no jogo entre Fluminense e Boca Juniors. E também não quis se candidatar para receber a Sul-Americana.

Segundo o Uol, a sugestão de Ednaldo Rodrigues de levar o jogo para os EUA tem alguns argumentos: 1) haveria uma maior receita financeira e portanto remuneração às federações nacionais 2) aproveitaria o crescimento do futebol no país que receberá a Copa do Mundo em 2026 para divulgação da competição 3) A Conmebol já organizará a Copa América no país no próximo ano, em acordo com a Concacaf.

Ao ouvir a ideia, Alejandro Dominguez indicou que seria preciso dar chance a outros países sul-americanos de receber o jogo. Mas não há nada fechado sobre a escolha da sede da final de 2024.

A Argentina até agora não recebeu uma decisão da Libertadores. Brasil, Uruguai, Peru e Equador já foram sedes da final única da competição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp