Esporte

Clube alemão está confirmado no Mundial de Clubes da FIFA de 2025; saiba qual

Divulgação / FIFA
Nove clubes europeus já estão classificados; clube alemão se junta ao rival no campeonato de 2025  |   Bnews - Divulgação Divulgação / FIFA
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 06/03/2024, às 20h57


FacebookTwitterWhatsApp

O Mundial de Clubes de 2025 já começa a conhecer os seus clubes classificados. Com a eliminação do RB Leipzig para o Real Madrid na Champions League, a competição conheceu mais um clube que disputará a competição. Os donos da "Muralha Amarela", o Borussia Dortmund, conquistou o direito de disputar a competição pelo ranking da FIFA. Além dos alemães, outros oito times europeus já estão garantidos no certame.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Caso o Dortmund, que segue na disputa da Champions de 2023/24, for campeão da competição, a sua vaga pelo ranking será destina da a outro clube. Apesar disso, não há riscos do atual quarto colocado da Bundesliga ficar de fora do certame. Isso porque, os Auri-Negros são os novo colocados no ranking da entidade organizadora da competição e, devido às restrições impostas pela FIFA, não poderá mais ser alcançado por outros clubes. Do lado da América do Sul, especificamente no Brasil, Palmeiras, Flamengo e Fluminense estarão na disputa.

Ranking

O ranking da FIFA considera o desempenho dos clubes nas competições continentais, no caso a Champions League e a Libertadores entre os anos de 2021 e 2024. Os dados são computados desde a fase de grupos. A conclusão das oitavas de final da Champions ainda pode classificar outros times europeus para a competição.

Na Libertadores a pontuação adotada para a classificação é a seguinte: três pontos por vitória, um ponto por empate e mais três por classificação para cada fase subsequente. Na UEFA Champions League o sistema é parecido, mas está sendo adotado de forma excepcional apenas para a primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes.

Com as edições posteriores podem ter os critérios diferentes, o atual, como sobredito é definido por pontuação. Dessa forma, os clubes se classificam com as seguintes questões: dois pontos por vitória, um ponto por empate, quatro pontos por classificação na fase de grupos. Além desses pontos há outros critérios de pontuação. Nas oitavas de finais os times ganham mais cinco pontos e mais um ponto para cada fase que avançar até as finais.

Com base nesses critérios, até o momento, seguindo esses critérios, seis times foram confirmados na competição. Dois alemães, dois portugueses, um francês e outro italiano. Estes são os casos de Bayern de Munique e Borussia Dortmund, Porto e Benfica, Paris Saint-Germain e Inter de Milão.

Os demais times classificados entram pelo título da Champions. São eles o Real Madrid, Chelsea e Manchester City. O campeão da atual edição também garantirá vaga na primeira edição do novo formado do Mundial de Clubes da FIFA.

Assista ao Arena BNews dessa segunda-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp