Esporte

Comandante da PM fala sobre possibilidade de torcida mista nos Ba-Vi's de 2024; confira

Domingos Junior/BNews
Clássico Ba-Vi voltará a ser disputado na Série A após seis anos  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior/BNews
Marcelo Ramos e Bruno Guena

por Marcelo Ramos e Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 07/12/2023, às 09h38


FacebookTwitterWhatsApp

Com a permanência do Bahia e o acesso do Vitória à Série A, o maior clássico do estado terá mais dois jogos confirmados para 2024. Em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (7), o comandante geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, falou sobre a possibilidade do retorno da torcida mista nos Ba-Vi’s.

“Gostaria de dizer bem claro que a Polícia Militar é uma instituição que está presente para garantir a ordem em qualquer situação. Isso é um tema que merece ser mais debatido por todos os órgãos envolvidos, Ministério Público, Polícia Militar, representações das agremiações e a gente torce para que um dia exista um entendimento, porque a beleza do espetáculo está aí. E torcedores conviverem harmoniosamente juntos e fazendo do futebol um belo espetáculo”, afirmou.

Questionado sobre a partida ocorrida ontem na Arena Fonte Nova, entre Bahia e Atlético-MG, Coutinho afirmou que o policiamento conseguiu conduzir bem o evento.

“Nós empregamos quase 500 policiais militares, dando suporte adicional por se tratar de uma partida com elevado risco, principalmente pela passionalidade, a situação que o Bahia estava, que felizmente hoje permanece na Série A. Mas tivemos seis ocorrências dentro do estádio, ocorrência de pequeno porte e uma que chamou a atenção, que foi o indivíduo que portava um artefato, uma bomba. Ele foi conduzido para a delegacia, mas fora essa questão, todas as situações foram equacionadas, principalmente pelo grande potencial de policiamento que estava no local”, concluiu.

ENTENDA A TORCIDA ÚNICA

A medida da torcida única nos clássicos foi adotada pela primeira vez em 2017, quando a CBF acatou recomendação do Ministério Público da Bahia.

A decisão foi tomada devido a uma confusão no clássico que havia sido disputado no dia 9 de abril. Depois daquela partida, realizada na Arena Fonte Nova, torcedores brigaram num posto de gasolina próximo ao estádio; um tricolor foi morto e outro, baleado.

As duas torcidas só voltaram a se encontrar em 2018, depois de seis clássicos de torcida única. Em fevereiro, a expectativa era grande antes do chamado 'Ba-Vi da Paz'; mas o que se viu foi uma confusão generalizada em campo e o encerramento precoce da partida.

A partir daquele epidósio, a torcida única retornou aos estádios nos clássicos de Salvador. Desde então, 12 Ba-Vi's foram disputados: 10 com torcida única e dois sem a presença de torcedores por causa da pandemia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp