Esporte

Confira quantos pontos faltam para o Vitória atingir 'ponto de corte' para o acesso à Série A

Victor Ferreira / EC Vitória
Atual líder da competição, Vitória está próximo de voltar à elite do futebol brasileiro  |   Bnews - Divulgação Victor Ferreira / EC Vitória
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 20/09/2023, às 11h39



Com 67 pontos, a Série B 2023 tem o segundo "ponte de corte" mais alto para o acesso na história dos pontos corridos. A pontuação é cinco a mais que a média geral e oito acima do que foi necessário para garantir o acesso no ano passado. Vale lembrar que faltam 10 rodadas para o fim da competição.

Considerando a tabela deste ano, ao fim da 28ª rodada, Novorizontino e Criciúma, quarto e quinto colocados, têm 48 pontos. Assim, o ponto de corte é 49, o que equivale a aproveitamento de 58,3%. Percentual que, ao fim da competição, significaria 67 pontos.

Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, com 67 pontos uma equipe possui 99,9% de chance de acesso. Já a média histórica de 62 pontos representa apenas 53,4% de probabilidade.

O Vitória é o líder absoluto da competição, com 52 pontos. Para atingir 67, faltam 15 pontos. Cinco vitórias ou quatro triunfos e um emptate nos últimos 10 jogos garantem o Leão na Primeira Divisão do futebol brasileiro.

HISTÓRICO

O ponto de corte de 67 pontos projetado para a Série B deste ano só fica abaixo da histórica edição de 2012, quando o Vitória subiu na quarta colocação com 71 pontos, deixando para trás o São Caetano, com a mesma pontuação. E que, por isso, teve o seu ponto de corte considerado de 72 pontos (63,1 % de aproveitamento).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp