Esporte

Conheça 5 jogadores que já passaram pela dupla BaVi e que poderão estar na Copa 2022

Foto: Comitê Supremo do Qatar/Divulgação
Atletas da dupla BaVi utilizados na lista não são apenas brasileiros  |   Bnews - Divulgação Foto: Comitê Supremo do Qatar/Divulgação

Publicado em 09/08/2022, às 05h50   Luiz San Martin


FacebookTwitterWhatsApp

Há muito tempo que a dupla BaVi não tem um jogador convocado para sua seleção nacional, prova disso é a má fase que ambos os times passam nas últimas décadas. Atualmente, um está disputando a Série B e o outro a Série C. Apesar disso, alguns jogadores passaram pela dupla baiana, se destacaram e acabaram deixando os clubes rumo a uma melhor oportunidade, e hoje em dia figuram nas seleções de seus países.

Nesta matéria, a reportagem do BNews vai listar cinco jogadores que já passaram pela dupla BaVi e podem estar na próxima Copa do Mundo de 2022, em novembro, no Qatar. Se engana quem acha que só temos brasileiros na lista, pois tem até europeu.

Daniel Alves

Foto: Divulgação / Pumas

Começando com o mais famoso dessa lista, Daniel Alves, que foi revelado pelo Bahia, deve ser um dos selecionados pelo treinador Tite para o mundial. O atleta, que já jogou três Copas do Mundo, deve estar indo para a sua quarta e última. Dani Alves foi campeão olímpico em 2021, com a seleção brasileira, e é um dos líderes do vestiário da seleção.

Recentemente, Dani Alves foi anunciado pelo Pumas, do México, após receber o aval de Tite de que estaria no radar da seleção mesmo atuando na liga. O jogador está atualmente com 39 anos.

Hulk

Foto: CBF/FLICKR/ Lucas Figueiredo

Outro que entra nessa lista é Givanildo Vieira de Sousa, mais conhecido como Hulk. O atacante, revelado nas categorias de base do Vitória, jogou a Copa do Mundo de 2014 e após aquele ciclo parou de ser convocado para representar a camisa canarinho. Porém, após passar cinco anos na China jogando pelo Shangai SIPG, o atacante retornou ao futebol brasileiro em 2021 para vestir a camisa do Atlético Mineiro.

Quase completando duas temporadas no futebol brasileiro, Hulk é o principal jogador do país desde que começou a atuar com a camisa do Galo. Suas boas atuações lhe renderam inclusive uma convocação, no mês de setembro de 2021. O atleta foi convocado após jogadores brasileiros que atuam na Inglaterra e que foram convocados primeiramente não serem liberados pelos clubes naquele momento, devido a uma “quarentena” obrigatória que a liga do país estabeleceu devido à pandemia da Covid-19.

Apesar de não estar numa prateleira elevada na fila por uma vaga na Copa de 2022, Hulk está no radar do treinador Tite e tem chances de ir ao mundial. Atualmente Hulk está com 36 anos.

Jordy Caicedo

Foto: Letícia Martins / Divulgação ECV

O primeiro estrangeiro dessa lista é o equatoriano Jordy Caicedo, que passou pelo Vitória entre os anos de 2019 e 2020. Jordy foi um atleta que não deixou saudades ao torcedor do Leão, já que colecionou mais lances feios do que gols. Foram 9 gols marcados em 44 partidas disputadas.

Apesar de ter sido, até certo ponto, peça importante para a manutenção do rubro-negro na Série B de 2019, Caicedo foi um atacante que o torcedor colocou uma grande esperança e que entregou muito pouco, principalmente tecnicamente.

No entanto, o jogador se transferiu para o futebol europeu em 2020, quando chegou ao CSKA Sofia, da Bulgária, e desandou a fazer gols. Após sua primeira boa temporada no clube, o jogador passou a ser convocado para sua seleção nacional e chegou inclusive a enfrentar o Brasil, nas eliminatórias. Atualmente no Tigres, do México, Jordy muito provavelmente será convocado pelo Equador para a disputa do mundial. Atualmente o jogador está com 24 anos.

Danilo

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O volante Danilo, do Palmeiras, é outro jogador que está no radar de Tite para a seleção brasileira. O jogador passou pelas categorias de base do Bahia, onde foi dispensado por deficiência técnica, e então acabou indo para o PFC Cajazeiras, time que jogava a segunda divisão do Campeonato Baiano.

Apesar de estar num time sem muita visibilidade, Danilo foi visto por olheiros do Palmeiras que levaram o garoto para São Paulo em 2017, para atuar no sub-17. Em 2020, Danilo estreou como titular do time do Palmeiras e nunca mais perdeu seu posto. Figura fundamental nas duas Libertadores vencidas recentemente pelo clube paulista, Danilo foi convocado por Tite no mês de julho do atual ano, para dois amistosos realizados pela seleção brasileira.

Apesar de não ser favorito por um nome na lista de Tite, Danilo tem chances de vestir a amarelinha no mundial, ainda mais se a FIFA permitir a inscrição de 27 atletas para o torneio. Atualmente o jogador está com 21 anos.

Gabriel Paulista

Foto: Reprodução / Instagram Valencia CF

O europeu da lista, o zagueiro Gabriel Paulista, revelado nas categorias de base do Vitória, saiu do rubro-negro no ano de 2013 rumo a Espanha, para jogar no Villareal. Após duas temporadas no submarino amarelo, o defensor foi jogar na melhor liga do planeta, a Premier League, da Inglaterra, onde atuou durante três temporadas com a camisa do Arsenal.

Na temporada 2017/2018, retornou ao futebol espanhol para atuar no Valencia. Com boas atuações no time, o jogador ganhou o status de um dos principais jogadores do elenco, porém, se viu frustrado por nunca receber uma oportunidade com a camisa da seleção brasileira. Gabriel Paulista só foi convocado em uma oportunidade, pelo então treinador Dunga, em 2015.

Com isso, Gabriel viu a oportunidade de fazer parte de uma outra grande seleção do futebol mundial, a Espanha. Após completar seis anos trabalhando no país, o atleta decidiu se naturalizar espanhol no ano de 2020, com esperanças de ser convocado para a seleção, porém, até então nunca foi chamado. É um nome que pode aparecer no mundial. Atualmente Gabriel está com 31 anos.

BÔNUS – Caio Canedo

Foto: Divulgação Al Ain

Um atleta que já passou pelo Vitória e poderia estar no mundial é o atacante Caio Canedo, que passou pelo Leão em uma rápida passagem no ano de 2014. Após seu período em Salvador, o jogador foi negociado com o mundo árabe, onde está até hoje.

Nos Emirados Árabes, Caio se tornou ídolo nacional e conseguiu se naturalizar. O atacante é o principal jogador da seleção local e esteve muito próximo de se classificar para a Copa do Mundo. Os Emirados Árabes chegaram até a repescagem do mundial, onde enfrentaram a Austrália, e acabaram perdendo pelo placar de 2x1, com o gol dos Emirados Árabes sendo marcado por Caio Canedo. O atleta atualmente tem 32 anos de idade.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp