Esporte

Conheça a história do primeiro jogador se assumir homossexual

Reprodução / Observatório
Jogador foi acusado de abuso e teve um fim trágico  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Observatório

Publicado em 17/05/2023, às 13h58   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O futebol por vezes é um ambiente machista. No Brasil, por exemplo, jogadores se negam a utilizar a camisa 24, pois o número foi relacionado no jogo do bicho ao animal veado. Em um ambiente tão hostil, é muito difícil encontrar algum jogador que se assume homossexual. 

Em 1990, o inglês Justinus Fashanu foi o primeiro jogador a se assumir homossexual.  Na época, ele concedeu uma entrevista ao jornal 'The Sun'. Na entrevista, o ‘The Sun’ destacou: “Estrela de um milhão de libras: ‘Eu sou gay’, Justinus Fashanu confessa”.

Com a revelação, o jogador passou a ser alvo de várias mentiras sobre relacionamentos com políticos, músicos e jogadores. “Sua carreira no Nottingham Forest acabou porque ele era gay. Ninguém o contrataria se soubesse que ele era gay“, disse o documentário sobre a sua vida". Após a confissão, o atleta nunca mais recebeu propostas longas de clubes da Premier League.

Perseguido, o atleta se mudou para os Estados Unidos, mas, por lá, foi acusado de abusar sexualmente de outro homem. A história levou Fashanu a cometer suicídio no dia 2 de maio de 1998.  Dias depois, o caso foi arquivado por falta de provas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp