Esporte

Conmebol estuda criar nova competição com times do México e Estados Unidos; entenda

Reprodução/Twitter/Conmebol
Possível competição já foi pauta no Conselho da Confederação sul-americana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter/Conmebol

Publicado em 15/07/2023, às 11h04   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, que organiza, desenvolve e controla competições do futebol na américa do Sul, tem discutido com a Concacaf (confederação de futebol da América do Norte e Caribe) a criação de um novo torneio de clubes, que inclui os times sul americanos, mexicanos e norte americanos. A possível competição já foi pauta no Conselho da Confederação sul-americana. 

Um torneio menor, em formato de Final Four, com quatro equipes de ambas as confederações, já está previsto para 2024. No entanto, ainda não há nenhuma data confirmada, mas as duas entidades têm trabalhado pela realização do torneio. 

Mesmo com este torneio com quatro equipes já previsto, o Conselho da Conmebol discute a ideia de realizar um campeonato maior, incluindo times da Libertadores, Sul-Americana, do México e da MLS. O debate atual é para que o torneio tenha início em 2025. Há discussão sobre o número de times entre oito e 16. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

No entanto, a criação deste torneio não tem nenhuma relação com a inclusão de times da América do Norte na Libertadores, como foi veiculado por alguns canais de comunicação.

Caso seja confirmado, o torneio interamericano teria um alto valor comercial, de acordo com os envolvidos nas discussões, principalmente devido à possibilidade de realização de jogos nos Estados Unidos. No entanto, um dos obstáculos é a questão do calendário para os jogos. No Brasil, por exemplo, já existem dificuldades em marcar datas para as partidas, e conflitos de datas entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Conmebol já ocorrem.

A Conmebol e a Concacaf têm fortalecido sua colaboração para a realização de torneios tanto para seleções quanto para clubes. Tanto é que a Copa América será sediada nos Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp