Esporte

Conmebol lança estratégia para sediar Copa do Mundo de 2030; saiba qual é

Divulgação/Conmebol
A entidade sul-americana quer levar a Copa do Mundo para Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Conmebol

Publicado em 01/04/2023, às 09h00   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

De olho na disputa da Copa do Mundo de 2030, a Conmebol adotou uma estratégia considerada como ‘carta na manga’. Conforme anúncio feito nesta sexta-feira (31), durante o Congresso anual realizado em Luque, no Paraguai, a entidade sul-americana afirmou que irá construir um estádio com capacidade para 45 mil pessoas. A informação foi divulgada pelo portal ge.globo.

Além disso, a novidade é que a Conmebol quer lançar um jeito da praça esportiva ser ampliada para 60 mil, em Assunção. Por outro lado, ainda não existe um local definido para a construção, porém já existe previsão orçamentária. 

Mediante o orçamento organizado para este ano, aprovado nesta sexta, já existem US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 250 milhões) destinados ao primeiro ano de obras.

No geral, este será o principal investimento da Conmebol no quesito estrutura em 2023. A princípio, o estádio sediará 60 mil vagas, caso a América do Sul seja escolhida como sede da Copa de 2030. Vale lembrar que existe uma candidatura coletiva de Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.

Todavia, essa escolha será decretada pelo Congresso da Fifa em setembro de 2024. Até o momento, o único rival da América do Sul responde pela união de Espanha, Portugal e Marrocos. 

“Além de seu design, o entorno do projeto explora a importância da arquitetura sustentável e ecológica, a criação de espaços verdes ao seu redor e a criação de espaços de encontro, bares e lojas para torcedores de futebol. A estrutura está destinada a ser um ícone do futebol sul-americano”, cita trecho do documento da Conmebol.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp