Esporte

Copa do Mundo: Aos 68 anos, ex-gerente de hotel tenta fazer história com seleção portuguesa

@portugal/Instagram
Em entrevista à FIFA, treinador de 68 anos relembra tempo como gerente de hotel  |   Bnews - Divulgação @portugal/Instagram

Publicado em 15/11/2022, às 21h18   Osvaldo Barreto



O comando da Seleção Portuguesa  na Copa do Mundo do Catar é do experiente Fernando Santos, 68 anos. Gerir pessoas faz parte da história de vida do técnico e vai muito além das quatro linhas. Isso porque, ele iniciou sua carreira como gerente de hotel com cerca 130 funcionários.

A revelação foi feita em entrevista à FIFA e ele fez questão de comparar os dois tipos de liderança. "Ser gestor hoteleiro claramente me ajudou a ser melhor gestor de recursos humanos enquanto técnico. Mas isso acontece com todos, as nossas experiências de vida vão permitindo lidar assim ou assado perante determinada situação. Gerir 130 homens no hotel e mais 30 ou 40 no vestiário foi uma experiência fantástica e que me ajudou a ser melhor nas duas tarefas", disse.

Os porgueses agradecem a saída dele do ramo de hotelaria, até porque, com a Seleção ele foi responsável pelos dois títulos internacionais da história da seleção portuguesa - a Euro-2016 e a Liga das Nações-2019. A carreira como técnico começou no Estoril, onde ficou seis anos, e depois do Estrela Amadora. A campanha história do sétimo lugar no Campeonato Português de 1997/98 pôs fim à dupla jornada.

Chamado para dirigir o Porto, decidiu enfim deixar o trabalho de gestor hoteleiro. E começou uma jornada de sucesso: dirigiu a seleção da Grécia, classificado a equipe para as fases de mata-mata da Euro-2012 e a Copa de 2014, no Brasil.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags