Esporte

Copa do Mundo: eliminação belga reforça "maldição" dos carrascos brasileiros em copas; entenda

Reprodução / Twitter
Esta é a quinta vez, desde 2002, que a seleção responsável pela eliminação do Brasil da Copa do Mundo cai na primeira fase do mundial seguinte  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Twitter

Publicado em 01/12/2022, às 17h54   Cadastrado por Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A eliminação antes do esperado da "forte geração belga", segunda colocada no ranking da Fifa, reforça uma maldição brasileira que vem se perpetuando desde o século passado. Esta é a quinta vez, desde 2002, que a seleção responsável pela eliminação do Brasil da Copa do Mundo anterior, cai ainda na primeira fase. 

Antes da Bélgica, que tirou a seleção brasileira da Copa do Mundo de 2018 nas quartas de final, Alemanha e França haviam passado por esse "mau olhado" verde e amarelo. 

A Alemanha goleou a seleção canarinha por um histórico 7 a 1 na semifinal, ganhando o tetracampeonato mundial contra a Argentina na copa de 2014, sofreu da maldição em 2018, quando não conseguiram avançar para as oitavas de final daquela edição do mundial, sendo a primeira vez na história que eles foram eliminados na fase de grupos. 

A França já sofreu com a maldição em duas ocasiões diferentes. Carrascos do Brasil nas copas de 1998 e 2006, os franceses não foram capazes de passar da fase de grupos nos mundiais seguintes. Em 2002, os franceses, então campeões mundiais em cima do Brasil, foram eliminados na fase de grupos, com direito a não marcar um gol sequer.

Na edição de 2010, realizada na África do Sul, os "Bleus'', como são conhecidos, foram eliminados em último lugar em uma chave que tinha a anfitriã, o México e o Uruguai.

Já no Mundial de 2010, os " Bleus", após voltarem a eliminar o Brasil nas quartas de final de 2006, também ficaram em último lugar em uma chave que tinha a anfitriã África do Sul, México e Uruguai.

Entretanto, como toda regra tem uma exceção, a maldição falhou com a Holanda, que eliminou o Brasil nas quartas de final da copa de 2010. Já que em 2014, a "laranja mecânica" terminou o mundial em terceiro lugar, ganhando da seleção brasileira nesta disputa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp