Esporte

Copa do Mundo: Neymar amadurece no PSG e exibe um ‘camisa 10’ mais decisivo para a Seleção

Lucas Figueiredo/CBF
No simples 2 a 1 do PSG sobre o Lorient, neste domingo (6), Neymar apareceu nos dois lances decisivos, com um gol e uma assistência  |   Bnews - Divulgação Lucas Figueiredo/CBF
Pedro Moraes

por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 06/11/2022, às 20h00 - Atualizado às 20h01


FacebookTwitterWhatsApp

O ano era 2018, quando Neymar tinha 26 anos. Apesar de não ser mais um adolescente naquele período, o camisa 10 da seleção brasileira chegava a sua segunda Copa do Mundo. A verdade é que, se no Brasil (2014) e na Rússia (2018), ele fez seis gols em 10 jogos no total, e foi bastante criticado, o que não se pode negar é que para o Catar (2022) as expectativas são bem melhores.

Responsável pelo cargo de nono maior artilheiro em Copas pela seleção brasileira, ao lado de Bebeto e Rivellino, com seis gols cada, o camisa 10 tanto da equipe de Tite quanto do Paris Saint-Germain chega voando alto, pelo menos nas últimas partidas pelo time parisiense. 

Um dos retratos dessa máxima foi a atuação feita pelo brasileiro neste domingo (6), diante do Lorient, pelo Campeonato Francês. A um dia da convocação e a 18 da estreia no Mundial, Neymar deu um gol e uma assistência no placar de 2 a 1.

Visto como principal esperança de um Brasil que, outrora teve poucas representatividades desde 2018, e que, atualmente, tem peças de destaque e que não depende apenas dele, o atleta vive uma de suas melhores fases.

A começar pelos números, que não negam e é uma certeza matemática. Em 19 atuações na temporada 2022/2023, o atacante, de 30 anos, foi decisivo em 26 grandes momentos - com 15 gols e 11 assistências. Em seguida, a desenvoltura de Neymar dentro das quatro linhas aparenta estar mais envolvente e comprometida.

No entanto, o que os brasileiros esperam é que toda essa performance seja vista contra a Sérvia, logo na 1ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. E vai ser lá a nova chance de Neymar de se aproximar de um dos maiores craques do futebol mundial, Ronaldo, que é o líder da artilharia do Brasil em Mundiais, com 15 gols. Além disso, a chance de disputar uma final com a camisa verde e amarelo, e conquistar, quem sabe, o tão sonhado hexacampeonato. 

Número de Neymar na Copa 2018:*

Jogador com mais finalizações (12)
Jogador com mais assistências para finalizações (14)
Jogador com mais cruzamentos certos (10)
Jogador com mais faltas sofridas (23)
Jogador com mais dribles certos (12)
2 gols e 1 assistência
1 prêmio de melhor da partida

*Dados do Footsats

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp