Esporte

'De Índio a Pato': relembre apostas do Vitória que brilharam no Baianão em clubes do interior

Arquivo e Reprodução | Redes Sociais
Desde 2021, pelo menos um destaque do Baianão foi contratado pelo Vitória após o fim do estadual  |   Bnews - Divulgação Arquivo e Reprodução | Redes Sociais
Alex Torres

por Alex Torres

Publicado em 03/03/2026, às 09h49 - Atualizado às 10h36



O Vitória deve oficializar nos próximos dias a contratação de mais um reforço para a temporada 2026. Após se destacar no Campeonato Baiano, o atacante Anderson Pato, da Juazeirense, já se apresentou no estádio Manoel Barradas (Barradão), onde realizou exames para assinar com o Leão da Barra.

A chegada do jovem jogador, de apenas 23 anos, faz o Rubro-Negro ampliar o leque de movimentações feitas a partir dos destaques do estadual. Desde 2021, pelo menos um atleta foi contratado pelo Vitória após o fim do estadual. Em outros casos, houve atletas que se tornaram ídolos do Rubro-Negro. confira:

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

2005

A edição do Campeonato Baiano de 2005 contou com a surpresa da campanha do Ipitanga, que teve o segundo melhor desempenho da primeira fase — atrás somente do próprio Vitória — e caiu nas semifinais da competição estadual, justamente para o Leão da Barra.

O bom desempenho da equipe fez o Rubro-Negro crescer o olho e acertar um 'pacotão' de reforços, com as chegadas do volante Bida e os atacantes Índio e Davi, sendo que apenas o último não brilhou. Entre idas e vindas, Índio deixou o Vitória em 2012, sendo personagem marcante principalmente em clássicos Ba-Vi. Já Bida virou xodó da torcida e deixou o clube somente em 2011

2006

Para repetir a fórmula de sucesso do ano anterior, o Vitória voltou a olhar à equipe do Ipitanga e trouxe o volante Garrinchinha — que se destacou no Baianão — para a disputa do Brasileirão da Série C. O jogador fez parte da campanha de acesso à Série B, mas oscilou entre bons e maus momentos, deixando a equipe na temporada 2007. 

2009

O Campeonato Baiano de 2009 resultou em duas contratações para o ataque do Vitória. Na edição do estadual, o artilheiro foi Neto Baiano, com 18 gols, atuando pelo Leão da Barra, enquanto os dois vice-artilheiros foram Robert e Neto Berola, de Atlético de Alagoinhas e Itabuna, respectivamente, ambos com 13 gols. 

Com o manto rubro-negro, entretanto, a dupla teve trajetórias opostas. Robert não se firmou e retornou ao Carcará por empréstimo, além de passagem pelo futebol angolano, até deixar o Vitória em 2010. Já Neto Berola teve bons momentos pelo Leão da Barra e saiu no mesmo ano, após ser comprado pelo Atlético-MG.

2013

Em 2013, o atacante Rômulo, do Bahia de Feira, foi o artilheiro isolado do Baianão, com 13 gols, chegando até a ser o artilheiro do Brasil. Contratado pelo Vitória ao fim do estadual, entretanto, o jogador não correspondeu às expectativas e deixou o clube no mesmo ano, após apenas quatro jogos e nenhum gol marcado. 

2014

Já na temporada seguinte, quem se destacou pelo Tremendão foi um jovem zagueiro chamado Ramon, de 19 anos. No Rubro-Negro, o defensor chamou a atenção logo de cara e permaneceu até 2019. Entre altos e baixos, o atleta deixou o clube com mais de 200 jogos disputados. 

2017 

Júnior Todinho foi uma das sensações do Baianão 2017, pelo Vitória da Conquista. Na ocasião, o atacante marcou quatro gols e ajudou o Bode a chegar na semifinal do torneio estadual, quando marcou um golaço contra o próprio Leão da Barra, apesar de não evitar a eliminação.

O atacante foi contratado, mas foi pouco utilizado no Vitória, passando a maior parte do tempo no time de aspirantes. Pela equipe principal, foram oito partidas e nenhum gol marcado, deixando o clube em 2018.

2019

Após o rebaixamento para a Série B, no ano anterior, o Vitória buscou soluções mais acessíveis para montar o seu plantel para a temporada 2019. Entre os nomes captados, estiveram o lateral-direito Van e o volante Gabriel Bispo, que haviam se destacado pelo Bahia de Feira no estadual. 

A dupla teve até bons momentos com a camisa rubro-negra, mas como boa parte do plantel do período, conviveu com fortes críticas e permaneceram na Toca do Leão até 2021, quando o time foi rebaixado para a Série C pela segunda vez na história. 

2021

O artilheiro do estadual de 2021 foi o ponta esquerda Ronan, do Atlético de Alagoinhas, com apenas cinco gols. O Vitória resolveu apostar no atleta de 26 anos, mas acabou utilizando o jogador em apenas sete jogos. Ele deixou o clube na mesma temporada e sem marcar gols. 

2022

Para montar a equipe que disputaria a Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória decidiu olhar ainda mais para o certame estadual. Desta 'safra', vieram o volante Dionísio, o meia Miller e o atacante Thiaguinho, todos do Atlético de Alagoinhas, além do lateral-esquerdo Vicente, do Jacuipense. 

Do trio que veio do Carcará, somente Dionísio se destacou, inclusive marcando o gol do acesso para a Série B, em partida contra o Paysandu. Vicente teve uma grave lesão de ligamento, que o impediu de ter sequência na equipe rubro-negra. 

2023

De volta à Série B, o Vitória trouxe o centroavante Welder, vice-artilheiro do Baianão pela equipe do Jacuipense. Apesar de ser reserva do time, o atacante ficou marcado por ser o autor do gol do acesso e do título rubro-negro, na virada contra o Novorizontino, pelo placar de 2 a 1.

2024

O meia Pablo Baianinho, de apenas 21 anos, foi um dos destaques do Jacuipense em 2024. As atuações fizeram ele ser contratado pelo Vitória, que apostava na jovem promessa para ser um possível substituto de Matheusinho. Até o momento, as oportunidades não foram correspondidas e o Leão da Barra tenta emprestar o jogador para ganhar mais minutagem. 

2025

Cria da base do Flamengo, o atacante Felipe Cardoso foi um dos artilheiros da edição 2025 do Campeonato Baiano, com quatro gols. Ele foi contratado pelo Vitória e teve poucas chances com o técnico Thiago Carpini, que chegou a dizer que ele estava "no final da fila" dentre as opções. Neste ano, entretanto, ele também não correspondeu às oportunidades e teve o contrato rescindido

2026

A mais recente movimentação do Vitória em torno de destaques do Campeonato Baiano é o atacante Anderson Pato, que brilhou pela Juazeirense. Em seu segundo ano como profissional, o atleta se destacou no futebol intermunicipal defendendo a equipe de Simões Filho. Em 2024, ele chegou a defender o Galícia, pela Segunda Divisão do Campeonato Baiano.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)