Esporte

Doença que matou Roberto Dinamite é a mesma que tirou a vida de Pelé; saiba o que é

Divulgação/Redes Sociais
Recentemente, a mesma doença tirou a vida do Rei Pelé  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Redes Sociais

Publicado em 08/01/2023, às 12h59   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

O câncer de intestino, também chamado de câncer de cólon, doença que o ex-jogador Roberto Dinamite tinha, é um dos três tumores malignos mais comuns e que mais matam no Brasil. O ex-atleta morreu neste domingo (8) aos 68 anos. Ele vinha lutando contra a doença desde o fim de 2021, teve uma piora no quadro e foi internado no sábado, no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro. Recentemente, a mesma doença tirou a vida do Rei Pelé.

Ambos lutaram para combater a neoplasia com diversos tratamentos, mas infelizmente entraram para as estatísticas desse tipo de câncer que faz milhares de vítimas todos os anos.  A estimativa é que mais de 40 mil pessoas tenham sido diagnosticadas somente neste ano. 

Entre os homens, fica atrás apenas do câncer de próstata; entre as mulheres, atrás somente do câncer de mama feminina. O câncer de cólon e reto responde por cerca de 10% de todos os casos da doença no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus, e também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal. A doença é tratável e, na maior parte dos casos, curável se detectada em estágio inicial, antes de se alastrar para outros órgãos. 

Sintomas – Entre os principais sintomas estão alteração nos hábitos intestinais, com diarreia frequente ou constipação; sangue nas fezes; dor, com presença de cólicas abdominais, especialmente durante a evacuação; alteração no formato das fezes, que ficam mais finas, delgadas; anemia crônica; perda de peso e fadiga. 

O que provoca - A maioria dos casos não tem causa conhecida. A incidência, no entanto, é maior em quem tem excesso de gordura corporal; consome acima da quantidade recomendada carnes vermelhas (vaca, porco ou cordeiro) e carnes processadas (bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru, salsicha, linguiça); tem alimentação pobre em fibras; e é fumante ou consome bebida alcoólica. A partir dos 50 anos o risco aumenta - O Inca informa que a maior parte casos de câncer de cólon e reto "se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp