Esporte

Efeito Martínez: Fifa estuda mudança de regra em cobranças de pênaltis

@emi_martinez26/instagram
Martínez ficou marcado na Copa do mundo pela catimba durante as cobranças  |   Bnews - Divulgação @emi_martinez26/instagram

Publicado em 27/01/2023, às 16h30   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Segundo informações do jornal inglês, o futebol mundial deve passar por mudanças nos próximos anos. Isso porque, a Fifa e a International Board estudam mudanças nas regras de disputas de penalidades. A entidade máxima do futebol e o órgão regulador das normas desejam limitar as ações dos goleiros nas cobranças para inibir possíveis "jogos psicológicos" na hora das cobranças.

Conforme explica o jornal, a decisão passa pela atuação  do goleiro Emiliano "Dibu" Martínez, do Aston Villa e da seleção da Argentina, conhecido por suas ações de "catimba" e provocações para afetar o psicológico dos cobradores. Na Copa do Mundo, as ações do goleiro chamaram atenção durante as disputas de pênaltis contra Holanda e França.

Dibu Martínez se notabilizou pelo seu estilo controverso em disputas por pênaltis também em 2021, durante a disputa da Copa América no Brasil, vencida pela Argentina. Caso aprovada, a regra já poderia ser oficializada pelo International Board nos próximos meses.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp