Esporte

Laranja Mecânica: Holanda atropela a Espanha na Arena Fonte Nova

Publicado em 13/06/2014, às 17h51   Leonardo Santana



Na tarde desta sexta-feira (13), a Holanda aplicou uma sonora goleada de 5 a 1 sobre a Espanha em partida válida pelo Grupo B da Copa do Mundo. A seleção espanhola abriu o placar ainda na primeira etapa, mas sofreu a virada dos holandeses que fizeram uma bela festa durante todo o dia na capital baiana.


Os primeiros 45 minutos de jogo foram equilibrados. A Espanha parecia melhor em campo e abriu o placar com um pênalti convertido por Xabi Alonso. No entanto, ainda no final do primeiro tempo, Van Persie empatou de cabeça para os holandeses.

A segunda etapa foi de domínio total da Holanda. Logo no início, Robben virou para a Laranja Mecânica. Desesperado, o time de Del Bosque se expôs e sofreu mais três gols. Com 5 a 1 no placar, o time holandês colocou os espanhós na "roda" e administrou o final do jogo.

O jogo

O primeiro lance de perigo da paritda foi da Holanda. Aos 7 minutos de confronto, o meia atacante Sneijder recebeu a bola de frente com Cassilas e bateu para grande defesa do arqueiro espanhol. O time de Vicente del Bosque deu a resposta com um chute de Iniesta por cima da meta holandesa.

O selecionado espanhol seguiu dominando a partida com boa troca de passes e em um contra ataque aos 25 minutos do primeiro tempo o atacante Diego Costa foi derrubado na grande área. O juiz assinalou pênalti e Xabi Alonso converteu a cobrança colocando 1 a 0 no placar da Arena Fonte Nova.

Com o gol sofrido o time holandês partiu para o ataque, mas ficou exposto para os contragolpes espanhóis. Em uma destas investidas, o atacante Van Persie quase empata a partida após um belo cruzamento de Robben.

Aos 42 minutos do primeiro tempo David Silva perdeu a chance de ampliar jogo para a Espanha. O meia recebeu um grande passe de Iniesta e tentou encobrir o goleiro holandês que praticou boa defesa.

Em seguida veio o castigo. Após um lançamento longo quase do meio de campo, a bola chegou na entrada da área para Van Persie. O atacante holandês demonstrou muita categoria e de cabeça empatou a partida em 1 a 1 no final dos primeiros noventa minutos.

Segundo tempo

Logo no início da segunda etapa a Holanda virou o jogo. A bola sobrou na área para o atacante Robben que não perdoou. O jogador driblou a defesa e bateu sem chance de defesa para Casillas colocando 2 a 1 no placar.

Com o gol marcado a Holanda tomou conta do jogo e aos 14 minutos da etapa final quase amplia o placar. Após boa troca de passes a bola sobrou para Van Persie. O atacante mandou uma bomba que explodiu no travessão do goleiro da Espanha.

O desespero espanhol e o domínio holandês se traduziu em mais um gol dos "laranja mecânica". Aos 20 da etapa final, o zagueiro de Vrij marcou o terceiro tento da Holanda após cruzamento de Sneijder. No lance houve falta no goleiro Cassilas, mas o juiz não marcou.

O jogo seguiu aberto com chances para as duas seleções. A Espanha chegou a marcar com Silva, mas o gol foi anulado por conta de um impedimento. A resposta veio em seguida, quando a Holanda quase marca o quarto gol com Van Persie, mas Casillas praticou grande defesa.

O que parecia improvável aconteceu aos 30 da etapa final. A bola sobrou para Casillas, o goleiro dominou mal, a bola sobrou para Van Persie. O atacante não perdoou e marcou o quarto gol da Holanda colocando 4 a 1 no placar.

Aos 36, a Holanda marcou mais um. Em um contragolpe, Robben arrancou com velocidade de antes do meio de campo, driblou Casillas e marcou o quinto gol holandês dando números finais ao jogo. No final da partida, a Laranja Mecânica administrou o placar elástico e o confronto acabou em 5 a 1.

Ficha Técnica
Copa do Mundo 2014
Espanha 1x5 Holanda


Data: 13 de junho de 2014
Horário: 16h
Estádio: Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (Itália)
Gols: Xabi Alonso (ESP) / Van Persie (2x), Robben (2x) e de Vrij (HOL)

Espanha: Casillas; Azpilicueta, Piqué, Sergio Ramos, Alba; Busquets, Xabi Alonso (Pedro), Xavi; Iniesta, David Silva (Fábregas),  Diego Costa (Fernando Torres). Téc. Vicente del Bosque

Holanda: Cillessen;  Vlaar, de Vrij, Martins Indi; Janmaat, de Jong, de Guzmán (Wiljnadum), Sneijder, Blind; Robben e van Persie (Lens). Téc. Louis van Gaal

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp