Esporte
Natural de Salvador e com passagens de destaque pelos dois principais clubes da capital baiana, o meia Vander, atualmente com 34 anos, está um pouco 'sumido' para o público brasileiro. Desde 2016, o atleta rumou para o continente asiático, onde foi se aventurar no futebol tailandês.
Em entrevista concedida ao Globo Esporte, o ex-jogador falou sobre o seu processo de adaptação na parte leste do planeta, mas também comentou sobre sua saída do Bahia e chegada ao Vitória, que aconteceu de 2012 para 2013. Questionado sobre qual clube possui mais identificação, Vander não ficou em cima do muro.
"Apesar de ter jogado a minha base inteira no Bahia, entrei em 2001 e fui até 2010, no profissional. Depois fui para o Flamengo, voltei em 2012, ganhei título baiano e consegui acesso para a Série A com o Bahia. Mas me considero mais identificado com o Vitória. Foi mais intenso. Uma relação de amor e ódio com a torcida, felizmente conquistei dois baianos, um acesso para a Série A em 2015. Para falar a verdade não tenho esse objetivo de um clube, mas entre os dois me identifico mais com o Vitória", declarou Vander.
Com a camisa do Vitória, o meio-campista esteve presente nas históricas goleadas sobre o rival, de 5x1 e 7x3, que culminaram também com o título do Campeonato Baiano daquele. Além disso, Vander ainda participou do acesso à Série A em 2015 e na campanha de permanência em 2016.
Neste período em que defendeu o Leão da Barra, o meia dividiu vestiário com alguns grandes jogadores, como foram os casos do meia argentino Escudero e o atacante Marinho. A dupla, inclusive, que jogou com Vander em 2015 e 2016, respectivamente, foram os jogadores que mais o impressionaram, segundo as palavras do próprio.
"Marinho foi um cara que me marcou muito, em 2016 fazia chover. Ele fazia coisas que eu me perguntava como ele conseguia. Tanto dentro de campo como fora. A gente se dava bem, meio doidinho, alegria. O Escudero também era um jogador muito inteligente, o Willian Farias, o goleiro Gatito. Muitos jogadores bons que gostei. Mas Escudero e, principalmente, Marinho, foram os que mais me impressionaram", exaltou.
Revelado pelo Bahia, Vander atuou no Tricolor entre 2010 e 2012, mas com uma rápida passagem pelo Flamengo em 2011. Ele disputou 54 jogos no Esquadrão de Aço e marcou seis gols. Já pelo Vitória, o jogador participou de 124 partidas e balançou as redes em 16 oportunidades.
Classificação Indicativa: Livre
Imperdível
Limpeza inteligente
Super Lançamento
Preço baixo
Lançamento com desconto